Mato Grosso, 10 de Dezembro de 2019
Agronegócio
Árvore mais útil do mundo fornece método de purificação de água de baixo custo para países em desenvolvimento
21.11.2019
FONTE: Equipe Pedia

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Árvore mais útil do mundo; fornece método de purificação de água de baixo custo para países em desenvolvimento

Uma técnica de purificação de água de baixo custo publicada no Current Protocols in Microbiology pode ajudar a reduzir drasticamente a incidência de doenças transmitidas pela água nos países em desenvolvimento, como o Brasil. O procedimento, que utiliza sementes da árvore Moringa, pode produzir uma redução bacteriana de 90,00% a 99,99% em água não tratada anteriormente e foi disponibilizado gratuitamente para download como parte dos programas de acesso da Iniciativa de Cidadania Corporativa da John Wiley & Sons.

 

Estima-se que um bilhão de pessoas na Ásia, África e América Latina dependem de fontes de água de superfície não tratadas para suas necessidades diárias. Dessas, acredita-se que cerca de dois milhões de pessoas morrem de doenças causadas por água contaminada todos os anos, com a maioria dessas mortes ocorrendo entre crianças menores de cinco

anos.

 

Michael Lea, autor do Current Protocols, e pesquisador da Clearinghouse, uma organização canadense dedicada a investigar e implementar tecnologias de purificação de água de baixo custo, acredita que a árvore Moringa pode ajudar a encontrar uma solução.

 

A moringa oleífera é uma árvore vegetal cultivada na África, América Central e do Sul, subcontinente indiano e sudeste da Ásia. Pode ser considerada uma das árvores mais úteis do mundo. Não só é resistente à seca, como também produz óleo de cozinha e de iluminação, fertilizantes para o solo, além de alimentos altamente nutritivos na forma de vagens, folhas, sementes e flores. Talvez o mais importante seja que suas sementes possam ser usadas para purificar a água praticamente sem custo.

 

As sementes da árvore de moringa , quando esmagadas em pó, podem ser usadas como um extrato solúvel em água em suspensão, resultando em um agente de clarificação natural eficaz para água de superfície patogênica altamente turva e não tratada. Além de melhorar a capacidade de bebida, essa técnica reduz a turbidez da água (nebulosidade), tornando o resultado esteticamente e microbiologicamente mais aceitável para o consumo humano.

 

Apesar de seu potencial de salvar vidas, a técnica ainda não é amplamente conhecida, mesmo em áreas onde a Moringa é cultivada rotineiramente. Portanto, é a esperança de Lea que a publicação desta técnica em um formato de protocolo disponível gratuitamente, facilite a disseminação do procedimento para as comunidades que precisam dele.

 

Esta técnica não representa uma solução total para a ameaça de doenças transmitidas pela água, concluiu Michael Lea. No entanto, dado que o cultivo e o uso da árvore Moringa podem trazer benefícios em termos de nutrição e renda, bem como de uma água muito mais pura, existe a possibilidade de que milhares de famílias do século XXI possam se libertar do que deveria ser agora universalmente vista como causa de mortes e doenças do século;

 

Essa é uma perspectiva incrível, em que uma enorme quantidade de potencial humano pode ser alcançada. Isso é particularmente surpreendente quando você pensa que tudo se resume a uma árvore incrivelmente útil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

ARTIGOS RELACIONADOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO