Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

1º censo da laranja vai ajudar indústria de suco e produtores, diz Fundecitrus

20.05.2015
10:19
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) divulgou na terça-feira (19), em Araraquara (SP), o primeiro censo da laranja. O mapeamento, feito com imagens de satélite e informações coletadas no campo por técnicos, vai ajudar a indústria de suco na negociação da compra da fruta e os produtores no planejamento dos investimentos.

O levantamento foi feito a partir da vistoria dos mais de 490 mil hectares de citrus de mais de 7,5 mil propriedades. O mapeamento foi feito por 151 técnicos em 320 cidades de São Paulo e 29 de Minas Gerais.

Para fazer o raio X da citricultura, pela primeira vez os pesquisadores juntaram os dados que eles colheram nas propriedades com o mapeamento digital. Primeiro, os técnicos usaram imagens de satélite e, à medida que foram visitando os locais, incluíram esses pomares no mapa. Depois, com uma trena, eles mediram a distância entre as plantas e, por fim, um equipamento ajudou a contar os pés de laranja.

O censo também apontou que a estimativa para esta safra é que sejam produzidas 278,9 milhões de caixas de laranja, 17% a menos em relação ao ano passado. A previsão é mais precisa, segundo o fundo. “Dá ao produtor uma realidade total, geral do Estado, e não apenas da propriedade dele”, afirmou o presidente do Fundecitrus, Lourival Mônaco.

Greening

Do total de propriedades, o levantamento constatou que 2% estavam abandonadas, o que representa um risco grande para a proliferação do greening, a principal doença da citricultura e que justifica, segundo o fundo, a queda na produção. Pelo menos 10 mil hectares foram abandonados por conta da doença. “Agora o Fundecitrus sabe onde tem possíveis focos de disseminação do greening e outras doenças, ficando mais fácil de combater”, disse o coordenador da pesquisa, Vinícius Trombin.

Indústria e citricultores

Os dados podem ajudar as indústrias no momento de negociar a fruta com os produtores. “Você precisa saber quanto suco você vai produzir em relação à demanda que você vai vender”, disse o diretor executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CistrusBr), Ibiapaba Netto.

E também podem orientar os citricultores a planejar os investimentos. “Sobre novos plantios, novas variedades. Então hoje a gente tem o retrato mesmo de todo o parque citrícola do Estado de São Paulo”, destacou o citricultor Luiz Catapani, em Boa Esperança do Sul.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO