Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

25 de Maio: Dia do Trabalhador Rural

25.05.2016
17:17
FONTE: Assessoria Gecom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

De acordo com dados do Ministério do Trabalho são 255,63 mil pessoas empregadas, com carteira assinada, no setor agropecuário em Mato Grosso em 2015. Esse número equivale a 32% do universo de trabalhadores do Estado. Essa informação é um motivo para que o trabalhador rural comemore este dia 25 de maio. Apesar do índice de desemprego que tem aumentado nos últimos meses, o setor agropecuário é um dos poucos que continua empregando.

De acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, em janeiro de 2016, dos 6,9 mil postos de trabalho gerados em Mato Grosso, 5,8 mil foram no setor agropecuário. O presidente do Sistema Famato/Senar reforça a importãncia das oportunidades geradas no setor. "As atividades agropecuárias mostram-se, na atualidade, como aquelas que podem garantir dignidade a quem está sem perspectiva. Há vagas no campo, há incremento de renda para quem aposta neste setor e há qualidade de vida".

Juntar o interesse entre aqueles que estão sem emprego, sem perspectiva, sejam eles da cidade ou do campo, com as oportunidades do meio rural é o desafio. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Otávio Celidonio, enfatiza que esse é um dos objetivos da instituição. "Oferecemos mais de 254 treinamentos para qualificar e capacitar profissionais para as 15 principais cadeias produtivas do agronegócio e, somente nos últimos dois anos, a instituição de ensino rural qualificou, em média, 100 mil pessoas".

Falta de mão de obra qualificada. De acordo com Celidonio essa é a principal reclamação que tem ouvido nas visitas feitas aos sindicatos rurais nos últimos meses. "É uma situação que preocupa produtores de todo o Brasil". Não só faltam pessoas para trabalhar, como também faltam profissionais qualificados. "Aqueles que estão qualificados conquistam postos de trabalho e todos os benefícios de uma vida de qualidade. O conhecimento muda a vida das pessoas".

Romualdo Carvalho, de 25 anos, é uma dessas pessoas que está em busca de qualificação para mudar de vida. Ele conta que era motorista e esperou quase um ano para conseguir uma vaga e fazer o treinamento do Senar-MT. Romoaldo diz ainda que quer trabalhar no campo. "Quero ter um salário melhor e mais qualidade de vida. Mas, para isso, sei que ainda preciso me qualificar mais".

Além dos treinamentos há também os programas especiais. O Campo Aprendiz é um deles. Só no ano de 2016 duas turmas já receberam o certificado do curso de mecanização agrícola. Ao todo foram 31 alunos qualificados para este setor.Todos receberam proposta de trabalho antes mesmo de concluir as aulas. Dezenove aceitaram e, ao concluir a qualificação, já estão com emprego garantido.

Para o jovem Vitor Hugo Rezende Souza, 24 anos, mais que conhecimento técnico, o curso trouxe uma nova visão do mercado e ampliou seus conhecimentos na área de mecânica de máquinas e implementos agrícolas. "Essa é a parte que eu mais gosto. Pretendo continuar me qualificando. Quero fazer uma faculdade de agronomia ou alguma coisa na área de operação de máquinas e implementos agrícolas".

Laudir de Carvalho Oliveira, de 22 anos, é outro formando da turma de qualificação em mecanização agrícola de 2016. Ele conta que o curso trouxe mais que o conhecimento sobre o setor. "Também nos ensinou como podemos ser pessoas melhores. Até minha mãe comentou que mudei a postura diante da vida".

Caso como os de Romualdo, Vitor e Laudir são comuns nas turmas de treinamentos ofertados pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais e outros parceiros. Os interessados em fazer os treinamentos do Senar-MT devem procurar o Sindicato Rural de seu município.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO