Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Ações da Blackberry sobem após notícia de possível oferta da Lenovo

20.10.2014
16:30
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Presidente da BlackBerry, John Chen, mostra o novo smartphone da companhia, o Passport.
As ações da BlackBerry subiram mais de 3% nesta segunda-feira (20), após um site de notícias dizer que a fabricante de computadores chinesa Lenovo pode fazer uma oferta para comprar a empresa de tecnologia canadense.

O Benzinga.com, citando uma fonte não identificada próxima do assunto, disse que uma oferta de US$ 15 por ação poderia vir a público ainda nesta semana. Lenovo e BlackBerry disseram que suas empresas não comentariam rumores e especulações.

Rumores de uma oferta da Lenovo para BlackBerry já surgiram muitas vezes nos últimos dois anos. Em diferentes momentos, executivos da Lenovo mostraram interesse na BlackBerry como meio de reforçar a sua própria divisão de celulares. A especulação cresceu em 2013, quando a BlackBerry afirmou que estava explorando alternativas estratégicas.

Mas fontes familiarizadas com a situação disseram à Reuters que o governo canadense havia fortemente sugerido à BlackBerry que qualquer venda para Lenovo não iria ganhar as aprovações regulatórias necessárias, devido a preocupações de segurança.

Redes seguras do BlackBerry gerenciam o tráfego de e-mail de milhares de grandes clientes corporativos, além de agências governamentais e militares em todo o mundo. Segundo a lei canadense, qualquer aquisição estrangeira da BlackBerry exigiria aprovação do governo.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, disse à Reuters em 2012 que ele queria que a BlackBerry crescesse "como empresa canadense." No fim de 2011, o então ministro da Indústria, Christian Paradis, referiu-se à empresa como "joia canadense."

Os analistas também disseram que qualquer venda para Lenovo iria enfrentar obstáculos regulatórios, mas sugeriram que a venda apenas dos negócios de fone de ouvido da BlackBerry poderia obter aval dos reguladores.

O negócio de headsets da BlackBerry tornou-se lucrativo antes de certos itens no último trimestre, após a empresa concluir seu programa de reestruturação de três anos.

O presidente executivo da BlackBerry, John Chen, disse que o negócio de celulares ainda é fundamental para a empresa, uma vez que irá promover o crescimento das vendas ao longo dos próximos trimestres até que o negócio de software e serviços comece a gerar novas fontes de receita no primeiro semestre de 2015.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO