Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Ações da Ásia avançam enquanto mercados ficam de olho em Fed

29.07.2015
09:50
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os principais índices acionários asiáticos avançaram nesta quarta-feira (29) por esperanças de que Pequim será capaz de conter as quedas recentes sem danificar a economia, enquanto a cautela reinava em outras praças financeiras antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

Às 7h15 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 0,68%.

A bolsa chinesa interrompeu sequência de três dias de quedas, apresentando o maior ganho diário em 1 semana e meia, após Pequim reiterar sua determinação para estabilizar seus voláteis mercados acionários.

A confiança tem sido amparada por promessas de reguladores chineses de comprar ações para estabilizar o mercado se necessário e por sinais de mais afrouxamento da política monetária do banco central do país.

O Fed encerra sua reunião de dois dias sobre política monetária nesta quarta-feira, com os mercados divididos sobre se o banco central adotará uma postura "hawkish" ou "dovish", enquanto alguns suspeitam que o Fed pode escolhar não adotar qualquer uma das duas posturas. Não é esperada nenhuma alteração nesta semana na taxa de juros.

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,13%, a 20.302 pontos. Em Hong Kong, o índice HANG SENG subiu 0,47%, a 24.619 pontos. Em Xangai, o índice SSE ganhou 3,47%, a 3.790 pontos. Em Seul, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,07%, a 2.037 pontos. Em Taiwan, o índice TAIEX registrou baixa de 0,22%, a 8.563 pontos. Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,09%, a 3.284 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,71%, a 5.624 pontos.

Medidas

A Comissão Reguladora do Bolsa de Valores da China (CRMV) anunciou na terça-feira (28) que está investigando "possíveis irregularidades" na queda da bolsa na segunda-feira nos pregões do país, que viveu seu pior dia em mais de oito anos.

O governo de Pequim se desdobra para sustentar o valor das ações chinesas – desde 6 de julho, os investidores venderam cerca de US$ 7,6 bilhões em ações da bolsa de Xangai. Segundo a agência estatal Xinhua, o governo vai continuar comprando ações para estabilizar o mercado financeiro e minimizar o impacto das perdas.

A China também afirmou que as autoridades vão lidar de forma severa com qualquer um empenhado em "operações mal intencionadas de posições vendidas em ações", na mais recente tentativa de Pequim de evitar o colapso do mercado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO