Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Administração investe na agricultura familiar com melhorias para as comunidades

15.12.2014
09:06
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Marcado como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, 2014 deu maior visibilidade ao setor e aos pequenos produtores mostrando seu papel na erradicação da fome e pobreza. Ao encontro desse ideal e com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou diversos investimentos na área durante o ano.

Dentre esses investimentos, na tarde de sexta-feira (12), a administração fez a entrega de uma patrulha agrícola composta por trator, grade aradora e enxada rotativa para a Comunidade Quatá, adquirida através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na oportunidade, o prefeito em exercício Miguel Vaz apresentou algumas das ações realizadas em prol à agricultura familiar em 2014.

No município existem três projetos de assentamento, a Comunidade 30 de Novembro com 30 famílias, Comunidade Quatá com 30 famílias e Comunidade Cedro com 19 famílias.

Essas famílias contam com assistência técnica por meio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A parceria entre esses órgãos, juntamente com a Fundação Rio Verde, resultou no fortalecimento do projeto do campo experimental que a prefeitura mantém na fundação há cerca de um ano e meio. As pesquisas realizadas no local têm o objetivo de auxiliar o pequeno agricultor a conhecer novas espécies, técnicas e a viabilidade de cultivo para a região de cada planta.

Dentre as melhorias que os assentamentos receberam, a Comunidade 30 de Novembro recebeu esse ano instalação da rede de água, sala de manipulação de alimentos e maquinário. A Comunidade Cedro recebeu um pré-projeto de irrigação, lonas para construção de estufas, sala de manipulação de alimentos e maquinário. A Comunidade Quatá recebeu instalação da rede elétrica, caixa de água, canos da rede de distribuição de água e maquinário.

Em 2013, o município possuía 30 produtores de hortifrutigranjeiros, destes, três forneciam 23% da merenda escolar. Em 2014, são 50 produtores e oito deles são fornecedores de 35% da merenda escolar. Para 2015, a meta é chegar a 15 produtores e 45% da merenda escolar. O objetivo é atender nos próximos anos com produtos da agricultura familiar 100% da demanda da merenda escolar na área de hortifrutigranjeiros.

A secretária de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, ressaltou que a meta é produzir mais e com melhor qualidade. “Para a administração é gratificante ver que podemos auxiliar essas famílias a ter bons resultados, já conseguimos ampliar a meta de aquisição da merenda escolar e o foco da administração é a agricultura familiar para que possamos cumprir a função social e não precisar trazer produtos de fora para atender o mercado local”, destacou.

O prefeito em exercício Miguel Vaz evidenciou que a proposta do município é auxiliar esses produtores a produzir com alta qualidade e escala para ter renda, pois são propriedades pequenas, mas podem ser muito produtivas e rentáveis. “Era um propósito da nossa gestão dar o apoio à agricultura familiar. Nós temos no município a agricultura de escala relativamente bem resolvida e a agricultura familiar precisava do apoio para crescer e melhorar as condições de produção, para atender a demanda gerada pela população e pela merenda escolar. Assim, a gente entendeu que poderia avançar nesse aspecto e promovemos projetos e ações que incentivam o crescimento e desenvolvimento sustentável desses produtores”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO