Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aeroporto de Recife recebe melhor nota e, Guarulhos, a pior, diz SAC

31.10.2014
14:50
FONTE: G1

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  • Aeroporto de Guarulhos, em SP, é o pior avaliado
O aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, o maior do país e um dos seis administrados por concessionária privada, voltou a receber a pior avaliação dos passageiros consultados na nova pesquisa trimestral feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e que foi divulga nesta sexta-feira (31).

Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 a pior e 5 a melhor nota, Guarulhos recebeu média de 3,46, a mais baixa entre os 15 aeroportos nacionais avaliados na pesquisa. Administrado pela concessionária GRU, Guarulhos já havia ficado em último lugar em pelo menos duas pesquisas anteriores, divulgadas pela SAC em fevereiro e agosto de 2014.

A mais nova avaliação foi feita entre os meses de julho e setembro e ouviu 16.769 passageiros, que deram aos 15 aeroportos nota média de 3,90, também em uma escala de 1 a 5. A melhor avaliação ficou, desta vez, com o aeroporto de Recife (4,24), seguido por Brasília (4,20, também administrado por concessionária privada) e Curitiba (4,19).

Os três aeroportos mais mal avaliados foram Confins, em Minas Gerais, que também está sob controle privado (3,71), Cuiabá (3,64) e Guarulhos.

De acordo com a SAC, entre as pessoas ouvidas para a pesquisa 63% viajavam a lazer, 29% a negócios e 8% por outras razões. A maior parte dos entrevistados (54%) tem idade entre 26 e 45 anos. A essas pessoas foi pedido que dessem nota de 1 a 5 para 46 indicadores, entre eles atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in, rigor na inspeção de segurança, tempo de espera na fila de check-in eletrônico, limpeza geral, limpeza dos banheiros, integridade das bagagens após restituição e custo de estacionamento.

A cordialidade dos funcionários do check-in e daqueles que atuam na área de emigração dos aeroportos foram os dois indicadores que receberam as melhores notas: 4,50. Em seguida, vieram a eficiência dos funcionários de check-in, limpeza geral dos aeroportos e tempo de espera para o autoatendimento de check-in, todos com 4,47.

Receberam as notas mais baixas o transporte público utilizado pelos passageiros (2,69), o custo do estacionamento para veículos (2,54) e valor dos produtos em lanchonetes e restaurantes dentros desses aeroportos (2,53).

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