Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Agricultor do Mato Grosso produz pé de soja com 21.425 vagens

19.04.2014
09:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Nelson Kappes (à direita) recebe o troféu do fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari (à esquerda)
O agricultor da cidade de Santa Carmem (MT), Nelson Roque Kappes superou pela segunda vez a própria marca de Maior quantidade de vagens com grãos em um pé de soja, totalizando 21.425. Desta vez, a planta atingiu 2,7 metros de altura. 

A certificação do recorde aconteceu em 10 de abril de 2014, pelo fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari. Ele levou mais de cinco horas para finalizar a contagem, realizada minuciosamente a partir de cada galho, sem retirar as vagens do pé. 

Nelson obteve o título pela primeira vez em 2009, com 10.908 unidades, e em 2010 apresentou um pé com 13.904, sendo que um de tamanho normal tem em média 70 cm de altura e no máximo 100 vagens. “A cada ano a perspectiva é evoluir, aumentando a produção”, destaca. 

De acordo com ele, as plantas especiais fizeram a cidade ficar conhecida como ‘Terra do pé de soja gigante’: “São aproximadamente 210 dias entre o plantio e a colheita, com isolamento da lavoura e cuidados diferenciados, entre eles um sistema de iluminação para o crescimento”. 
  
A superação do próprio recorde junto ao RankBrasil é uma satisfação coletiva. “É um orgulho para o município e toda minha família, em especial para meu filho, o engenheiro agrônomo Claudinei Kappes, que inventou a técnica”, comenta o recordista. 

Após a conquista do título nacional, o pé de soja foi guardado com todas as suas vagens em uma espécie de armário e será levado para exposições diversas, mostrando o potencial do procedimento. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO