Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Agricultores apostam no cultivo da uva em região de semiárido no CE

10.07.2014
09:29
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Agricultores do Ceará que apostaram no cultivo da uva em áreas irrigadas estão comemorando. Eles conseguem colher duas safras em um ano e as frutas apresentam boa qualidade.

Em Russas, no Vale do Jaguaribe, a produção de uvas começou há três anos. O pioneiro foi José Marciano, que acreditou no potencial da cultura e plantou sozinho um hectare, que hoje produz 70 toneladas por ano da variedade benitaka brasil.

As condições do semiárido podem parecer desfavoráveis à produção de uvas, uma cultura tradicional de regiões bem mais frias, no entanto, a falta de chuvas é uma aliada, já que a planta não suporta muita umidade.

Enquanto no Sul do país só é possível produzir durante o período de estiagem, a produção no Ceará não para e são colhidas até duas safras por ano. A intensidade do sol faz com que a fruta fique bem doce e muito apreciada pelos consumidores.

Marciano já começou a preparar a terra para plantar mais um hectare. Ao todo, a propriedade tem 16 hectares e ele pretende usar pelo menos metade para o cultivo de uvas. “É gratificante produzir uma cultura que está dando dinheiro e que temos muito mais onde explorar”, diz.

O cultivo de uva no Ceará ainda é pequeno. Apenas cinco produtores do município de Russas investem nos parreirais e a área total plantada é de 25 hectares, mas a ousadia de Marciano e a água para irrigar garantida pelo maior açude do Ceará já atraem para a região, produtores acostumados ao frio.

Ronaldo Pilotti é de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, uma das maiores regiões produtoras de vinho do Brasil. Ele chegou à região há dois anos e cultiva 16 hectares das uvas itália, branca, e benitaka, tinta.

Além de ter condições ideais para a produção da uva, a proximidade com grandes mercados consumidores garante a lucratividade da cultura. Russas está no meio do caminho entre duas capitais, Fortaleza, no Ceará, e Natal, no Rio Grande do Norte. Como não faltam clientes, o plano é aumentar a produção nos próximos anos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO