Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Agricultores aproveitam a tradição do tear para complementar a renda em MG

04.02.2014
09:48
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pequenos produtores de Capela Nova, em Minas Gerais, dividem o tempo entre as atividades do campo e a tecelagem. O artesanato é tradição no município e ajuda no sustento de muitas famílias.

Capela Nova, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, tem pouco mais de 4,8 mil habitantes. A calmaria das ruas da cidade só é interrompida pelo barulho dos teares.

A economia do município é voltada para a confecção de colchas e tapetes artesanais e grande parte dos artesãos vive na zona rural. Apenas na comunidade de Palmeiras são cerca de 200 tecelões.

Na casa de Maria de Lourdes de Paula, a família toda trabalha com o tear. Juntos, eles produzem, em média, 40 peças por mês, que são vendidas para vários estados brasileiros.

“Nós vive praticamente é disso. Toda vida trabalhamos e ganhamos nosso trocado pra poder cuidar da nossa despesa. Tudo aqui é comprado com matéria do tear”, diz.

Maria conheceu o trabalho ainda quando criança e o que era curiosidade virou ofício.

O conhecimento foi passado para o genro. Wagner Fonseca é o braço direito da sogra. A dedicação é total tanto no trabalho técnico de montar o tear como no momento inspirado de criar os desenhos.

Ao se casar, Wagner não conquistou apenas uma companheira, mas também uma colega de ofício. O trabalho a dois, se tornou mais fácil e economizar energia é importante porque o dia de trabalho pode ser bem longo.

“Nós pega três e meia, quatro horas e tem dia que vai até oito horas da noite. É cansativo, mas é bom. Eu fico satisfeito", conta.

A vizinha e xará, Maria Barbosa, dedica-se ao artesanato há mais de 50 anos. O tear é um verdadeiro tesouro para ela. Maria domina o balé das tramas, onde pés sobem, descem e as mãos dão vida ao entrelaçar das linhas, movimentos sincronizados para que as tramas sejam perfeitas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO