Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Agrotecnologia melhora produção de hortaliças na zona rural de Santarém

22.10.2014
10:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Produção de hortaliças com sistema de estufas
Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) desenvolveram um projeto denominado 'Hortifrutis' que ensina e capacita os pequenos agricultores com técnicas de manejo das hortaliças e frutas que são cultivadas na área urbana e rural de Santarém, oeste do Pará. O objetivo é expandir o projeto com o uso de técnicas de plantio através do sistema de irrigação por nebulização através do sistema hidropônico - técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada.

A estrutura utilizada pelos pesquisadores no cultivo das hortaliças é o diferencial do projeto. De acordo com a professora da Ufopa, e coordenadora do projeto, Patrícia Oliveira, “a universidade traz através do Projeto Hortifrútis, algumas agrotécnologias no contexto da agricultura familiar, principalmente para os agricultores e produtores de hortaliças e das frutas. Esse método de cultivo é dado por meio dos sistemas protegidos com o uso dos túneis ou das estufas, proporcionando mais vantagens aos produtores como o controle da luminosidade, da água e melhor conservação do produto”, explicou.

A plantação do produtor Jailson Nobre, que fica localizada na periferia de Santarém, no bairro Vitória Régia, é uma das 12 áreas que está recebendo o projeto hortifrútis da Ufopa. O agricultor que trabalha há mais de 28 anos neste segmento conta que nunca tinha ouvido falar no modelo de agrotecnologias utilizando túneis e o sistema irrigação por nebulização. “Não conhecia esse método de cultivo das hortaliças, mas esse projeto veio em boa hora, estou pensando em expandir os meus negócios, pois dá para se ter um bom retorno do investimento”, explicou.

Os agricultores aprovaram o novo método de produção e notaram a diferença na colheita, pois segundo os trabalhadores o número de hortaliças aumentou. “A produção fica mais equilibrada durante o ano todo, pois no método convencional há uma quebra de produção em um certo período. E aqui dentro das estufas de produção o produto fica melhor conservado, as pragas são mais fáceis de controlar”, completou Jailson Nobre.

A próxima etapa do projeto é desenvolver os produtos por meio de plantação hidropônica que também é uma técnica bastante rentável. Hoje os agricultores dispõem de 150 mil mudas por mês, comercializadas na própria plantação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO