Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

AL apoia construção de minifrigorífico no Pontal do Marape

24.09.2015
15:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A agricultura familiar foi um dos principais propulsores para o desenvolvimento da cidade  de Nova Mutum,  que hoje avançou para  a agricultura extensiva e a industrialização, gerando índices sociais e  econômicos comparáveis aos países de primeiro mundo, graças à ação do Poder Público Municipal.   Em busca de melhorias para os pequenos agricultores do Assentamento Pontal do Marape, o vereador Airton Pessi, o Quick, solicitou ao deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) a construção de um minifrigorífico de peixe no local.

De acordo com o vereador,  a construção de um minifrigorífico no assentamento Pontal do Marape irá fortalecer a cadeia produtiva local, que conta com uma série de tanques de piscicultura e é banhado pelo Rio Arinos. Ele ressalta que as perdas nessa atividade são altas, mas podem ser minimizadas com os serviços de capacitação e assistência oferecidos pelos técnicos do Indea mediante a implantação da estrutura. O pedido  também foi assinado pelos vereadores Lurdes Martins, Ataíde Luiz da Silva, Zulmiro Bonafé e Francisco Assis Pereira.

Dilmar comprometeu-se a encaminhar a demanda para o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Suelme Evangelista, com o intuito de que o assentamento seja enquadrado  no Programa Municípios Sustentáveis (PMS), que aplicará R$ 110 milhões em Mato Grosso, com objetivo de  promover o desenvolvimento sustentável das cidades, através do fortalecimento da economia local, da promoção da segurança jurídica, da conservação dos recursos naturais e recuperação ambiental e da redução das desigualdades sociais.

“O primeiro passo é fazer o reconhecimento das potencialidades locais, através de uma visita dos técnicos da Seder ao assentamento. Tenho certeza de que o Pontal do Marape possui todos os requisitos para se enquadrar no PMS, uma vez que a distância de 160 km entre a comunidade e a zona urbana de Nova Mutum impossibilitou que os agricultores entrassem no projeto de expansão da BRF, necessitando assim buscar novas formas de desenvolvimento”, observou Dilmar. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO