Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Alta do dólar já provoca aumento de preços dos alimentos, diz FGV

26.03.2015
11:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Preço da carne é pressionado
A alta do dólar já contribui para o aumento dos preços dos alimentos tanto produzidos no exterior como internamente. De acordo com Vinícius Botelho, pesquisador associado da área de Economia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), são duas razões: aumento de preço dos produtos importados, que são cotados em dólar e, com a subida da taxa de câmbio, se tornam mais caros em reais; e maior rentabilidade no mercado internacional encontrada pelos exportadores brasileiros, fato que influencia no aumento do valor internamente.

"Eles ficam mais caros para conseguir manter a mesma vantagem e equilibrar os preços. Isso faz com que a inflação aqui também fique pressionada, como, por exemplo, é o caso das carnes”, explica Botelho.

Para o especialista, os impactos da desvalorização cambial estão longe do fim, pois alguns dos efeitos demoram a se manifestar nos índices de preço. “Existe uma valorização global do dólar ocorrendo e isso tem uma consequência positiva no preço das commodities, pois com a moeda americana ficando mais forte em relação às demais, o preço das commodities cotadas em dólar cai. Entretanto, o real tem se desvalorizado ainda mais. Então, ainda existirão efeitos substanciais de repasses ao longo do tempo, apesar deles demorarem a se manifestar nos índices de preços”, analisa.

Para ele, a tendência inicial é um aumento dos preços no atacado e, posteriormente, no varejo. “Geralmente leva algum tempo para que aconteça todo esse repasse. A maior parte deve se materializar em, mais ou menos, um ou dois trimestres.”

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO