Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

AMM orienta criação de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural

22.01.2014
08:44
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Para incentivar a criação ou reativação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural a Associação Mato-grossense dos Municípios inicia nesta quarta-feira (22) uma série de reuniões em municípios de várias regiões do estado. A programação terá início em Itiquira, localizado a cerca de 360 quilômetros de Cuiabá. O objetivo é que o conselho atue como gestor local do projeto de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer, realizando reuniões de monitoramento e avaliação.

O projeto foi elaborado pela AMM com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de forma sustentável nos municípios. O programa é articulado pela AMM e Sicredi, com a parceria de entidades executoras, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secitec, Pronatec, Embrapa, Senar, Sedraf, MDA, Mapa, Senar, Empaer, Coopervale, prefeitura, entre outros.

Durante as reuniões a associação e parceiros vão apresentar o programa, visando a adesão e comprometimento das lideranças municipais para implementar a iniciativa. A primeira etapa do projeto vai contemplar 20 municípios, selecionados devido à vocação para atividade rural e maior demanda por atendimento.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de cada município se encarregará de selecionar 10 pequenos produtores para desenvolver em suas propriedades um hectare de banana, goiaba, mamão e outras frutíferas ou legumes e verduras associados ou não. Com essa dinâmica haverá ao todo 200 hectares de frutas, legumes ou verduras, distribuídos em várias regiões do estado, servindo de referência e incentivo para o desenvolvimento da atividade no meio rural.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, mas ainda há muito ainda que se explorar no meio rural. “A AMM está buscando alternativas para fomentar a vocação agrícola nos municípios, oferecendo melhores condições de trabalho aos produtores rurais e mais incentivo à agricultura familiar”, assinalou.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, explica que a estrutura organizacional do programa de desenvolvimento da agricultura familiar está baseada nas instâncias estadual e municipal. “Na instância estadual o programa está estruturado no conselho deliberativo, comitê gestor e parceiros. Na esfera local participam o gestor do  programa, parceiros e beneficiários”, afirmou.

Os municípios onde o programa será executado nesta primeira etapa são os seguintes: Nova Bandeirantes, Castanheira, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Nova Maringá, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Campo Verde, Tesouro, Guiratinga, Pedra Preta, Itiquira, General Carneiro, Torixoreu, Ponte Branca e Salto do Céu.

A programação das viagens vai incluir, nesta primeira etapa, nove municípios até o começo de fevereiro. Além de Itiquira, vão receber a equipe da AMM e  parceiros as seguintes cidades: Pedra Preta, Guiratinga, Tesouro, Gaúcha do Norte, Vila Rica, General Carneiro, Torixoreu e Ponte Branca. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO