Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aneel espera redução na tarifa de energia elétrica em 2016

27.05.2015
15:22
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aneel vai adiar vencimento de contas de distribuidoras
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, declarou que em 2016 há uma perspectiva de haver redução na tarifa de energia elétrica no país.  A afirmação foi divulgada no 12ª Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), nesta quarta-feira (27).

“Acredito que ano que vem tem uma perspectiva de haver uma redução na tarifa. Eu diria redução mesmo. Porque o custo da energia está no máximo, e ao reduzir o custo da energia, reduz a tarifa. A parcela A tem aquela lógica, repasse de custo. Se o custo é menor, reduz a tarifa”, afirmou.

De acordo com o diretor, entre os fatores que podem impactar na redução da tarifa no ano que vem está um melhor regime hidrológico. Rufino não informou, contudo, o quanto esse custo seria menor em 2016. “Não posso quantificar”.

“O que vivemos nos anos de 2014, 2015 é um patamar de tarifas chegando no limite do tolerável. Então, só o ponto de vista do regime hidrológico é uma variável que nós não controlamos, mas temos expectativa que seja melhor, positivo, esse é um fator”, explicou.

Outro ponto favorável, segundo Rufino, é a renovação das concessões das usinas hidrelétricas em forma de cotas.

“A cota é infinitamente mais barata do que qualquer outra contratação que está lastreando o mix da distribuidora. Então, tem um volume de energia que vai ser revestido na forma de cota. E isso também é sinal concreto da redução da tarifa, e também essa questão dos encargos. (…) Tem um sinal de redução no conjunto de custos que impacta positivamente a tarifa”, completou.

Térmicas ligadas

Apesar da perspectiva positiva quanto à tarifa, a previsão do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp é de que as térmicas não sejam desligadas até o regime hidrológico próximo, em novembro e dezembro.

“A geração térmica a gente não tende a paralisar nenhuma térmica. Período seco, a chuva é muito pouca, e nessa afluência, a energia que entra em média é muito baixa. Então, não há expectativa de parar térmica no curto prazo”, explicou.

Reservatórios

Chipp afirmou ainda que a expectativa é de chegar no final do ano em 10% no armazenamento dos reservatórios de água do país, podendo chegar a 20% na região Sudeste.

“Nessa ideologia desfavorável em 14, continua em 15, deu uma melhorada em março, abril e maio, mas não foi uma melhora muito significativa. Os armazenamentos, a nossa expetativa é chegar no final do ano agora em 10 e 20%, com chance de chegar a 20% no Sudeste. Isso é muito positivo. Mas não é ainda o ideal”.

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética apontou 25 novos reservatórios que poderão ser explorados, após debate. A informação é do presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim. Ao todo foram identificados 71 projetos cujos reservatórios têm geração regular.

"Nós levantamos no Sudeste, Nordeste e Sul o que tem ainda de potencial de usinas com reservatórios. E vimos que temos 57 usinas com valor 50 gigawatts médio. Desses 57, pegamos os 25 maiores. E os 25 maiores já dão 46,6, ou seja, quase tudo".

Carga menor

O diretor também afirmou que maio deve fechar com uma carga de energia movimentada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) perto de dois mil megawatts a menos do que a carga já revisada pelo operador em abril. Com isso, uma nova revisão pode ser feita no meio do ano, segundo Chipp.

“Acredito que junho pode se manter próximo a maio. (…) E acho que lá para o final de junho a gente poderá estar fazendo revisão se essa tendência se confirmar”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO