Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aneel propõe reduzir à metade valor teto da energia no mercado à vista

14.10.2014
10:04
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Para evitar que distribuidoras e consumidores voltem a enfrentar custos extras bilionários devido à disparada no preço da eletricidade em períodos de seca, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs nesta terça-feira (14) mudanças no sistema de cálculo do insumo no mercado à vista.

A proposta prevê que o teto, ou seja, o valor máximo que a energia pode atingir no mercado à vista, cairia dos atuais R$ 822,83 para R$ 388,04 por MWh (megawatt-hora), um corte de 53%. O tema será debatido em consulta pública e, se aprovado, o novo teto começa a valer em 1º de janeiro de 2015. Essa mudança pode contribuir para aliviar os altos reajustes nas contas de luz esperados para o ano que vem.

Quando uma distribuidora, para atender a seus consumidores, usa mais energia do que tem sob contrato, a preço fixo, paga a diferença ao preço do mercado à vista, chamado de PLD. No mercado à vista o preço flutua de acordo com as chuvas e a situação dos reservatórios das hidrelétricas. E em 2014 esse preço disparou devido à estiagem vista nos últimos meses.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO