Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aneel revisa tarifas de energia para empresas que atendem interior de SP

03.05.2016
11:36
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os diretores de Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovaram nesta terça-feira (3) as revisões das tarifas de energia elétrica de três distribuidoras que atendem cidades do interior de São Paulo. As tarifas reajustadas entram em vigor a partir da próxima terça-feira (10).

Para a Caiuá Distribuição de Energia S.A., conhecida como Caiuá-D, a Aneel estabeleceu uma redução média de 0,94% na tarifa de energia. Para os consumidores residenciais (baixa tensão), a redução média deve ser de 2,32%. Para os consumidores industriais (alta tensão), no entanto, deve ocorrer um aumento de 2,84%. A Cauiá-D tem 239 mil clientes em 24 municípios de São Paulo - entre eles, Presidente Prudente.

Para a Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S.A. (EDEVP), que atende 178 mil consumidores em 27 cidades do interior de São Paulo, o reajuste estabelecido foi de um aumento médio de 1,69%, sendo uma alta média de 6,20% para as indústrias e uma redução média de 0,33% para as residências.

As tarifas da Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE) terão uma redução média de 0,37%. Para a indústria, haverá alta de 1,90% e, para as residências, redução de 1,15%. A concessionária atende 114 mil unidades consumidoras em 15 municípios da região de Catanduva e Novo Horizonte, em São Paulo.
Revisão

A chamada revisão tarifária periódica é feita pela Aneel, em geral, a cada quatro anos, a depender do previsto no contrato de concessão. A alteração na tarifa é calculada pela agência com base nas mudanças nos custos operacionais da empresa e na remuneração dos investimentos feitos por elas.

Tecnicamente, a revisão tarifária é diferente do reajuste das tarifas, que acontece anualmente e tem o objetivo de restabelecer o poder de compra da concessionária.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO