Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Animal escolhido para ser o mascote da Copa corre perigo na natureza

03.07.2014
10:21
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O mascote da Copa do Mundo, o Fuleco, é um tatu-bola, animal que só existe no Brasil. Ele vive entre as áreas de cerrado e da caatinga, na região Nordeste, e, por causa da ação de caçadores, está cada vez mais difícil encontrá-lo na natureza. Nos últimos 10 anos, o número de exemplares diminuiu pela metade, vítimas dos desmatamentos, das queimadas e da caça. Tem até a receita para temperar o tatu.

Na divisa entre o Piauí e o Ceará, na Serra das Almas, integrantes da Associação Caatinga tentam conscientizar a população para impedir a caça ao tatu-bola.

A única forma de defesa do animal é fechar a carapaça em forma de bola, quando se sente ameaçado. Isso o protege dos outros bichos da floresta, mas não dos caçadores. “Ele estando fechado não tem quem abra. Nem a onça”, diz Francisco da Silva, agricultor. Na caatinga, além do tatu-bola, existem outras três espécies: o tatu-peba, o galinha e o china.

Os guardas-parques da Associação Caatinga apreendem armadilhas de caça. Tem até uma espingarda com cartucho.

Impedir a caça e combater os desmatamentos são as metas dos ambientalistas. Uma das ações para proteger as áreas que estão sendo devastadas é o replantio da vegetação original. A Associação Caatinga está criando mudas para incentivar o reflorestamento.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela preservação das espécies, aprovou recentemente um plano nacional para a preservação do tatu-bola. Pelos dados do ICMBio, a população desses animais foi reduzida em mais de 50% nos últimos 10 anos.

Em Pernambuco, há uma campanha para transformar uma parte da caatinga ainda preservada no sertão, em Parque Estadual Tatu-Bola. "Considerando que o tatu-bola é uma espécie em grave risco de extinção, se nada for feito nesses próximos anos, nós iremos perder esta espécie para sempre, ela vai ser varrida do mapa de todas as caatingas, um bioma exclusivamente brasileiro", diz José Alves Siqueira, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Se os pesquisadores perderem o jogo decisivo, na tentativa de salvar a espécie, o Fuleco vai ser lembrado no futuro, apenas como uma obra de artesanato, entalhada na madeira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO