Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Apesar de crise, cerâmicas de Porto Ferreira esperam vender 30% a mais

25.05.2015
09:31
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cerâmicas esperam aumento de 30% nas vendas em Porto Ferreira
Apesar da crise econômica, produtores do setor de cerâmica em Porto Ferreira (SP) esperam um aumento de até 30% nas vendas durante o inverno. Além disso, fábricas de Araraquara (SP) também esperam 8% de crescimento na venda de meias com a chegada do frio. O aumento também foi registrado em cursos de tricô e na procura por fios de algodão.

A linha de produção da cerâmica do empresário Ivan Roberto Burian muda com a estação. A fábrica costuma fazer pratos, xícaras e vasos, mas no inverno passa a produzir caçarolas para feijoadas e cumbucas para sopas e caldos. São peças delicadas e, por isso, mais caras.

“É mais trabalhada, usa uma mão-de-obra mais especializada, uma matéria-prima mais cara e uma queima em temperatura maior. Então realmente o custo dela é um pouco maior, mas o mercado absorve bem porque é um produto diferenciado”, afirmou.

A fábrica já está operando na capacidade máxima e deve contratar três novas funcionárias para aumentar a produção das peças, que são vendidas em todo o Brasil. “Eu costumo dizer que esse período do inverno é o nosso Natal. É o período em que a gente consegue ampliar as vendas em cerca de 30%. Enquanto o mercado está passando por um momento delicado, a gente está conseguindo contratar”, comentou Burian.

Região

Já a produção de meias em Araraquara também está com boas expectativas, mesmo com a fase ruim do comércio. O gerente Rogério Guimarães espera um crescimento de 8% nas vendas durante o tempo frio. “A crise não afetará muito nosso negócio, pois nossos produtos não são de alto valor e são de uso diário”, disse.

Em São Carlos (SP), com a chegada do inverno, a procura por aulas de tricô cresce até 40% e chega a haver lista de espera por uma vaga. A oportunidade é interessante para quem deseja complementar a renda ou presentear a família e os amigos. “O movimento aumenta bastante e o segmento fica bem aquecido. Quanto mais frio melhor”, afirmou Fernando Izael Antônio, proprietário de uma loja de aviamentos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO