Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Após 'boom' com lei das domésticas, franquias de limpeza perdem embalo

23.10.2014
10:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Renato Ticoulat, da Limpeza com Zelo: crise econômica afetou franquias

Os novos direitos garantidos para as empregadas domésticas a partir de 2013, com a aprovação da chamada “PEC das Domésticas”, também significaram lucros para o setor de franquias de serviços de limpeza. Com o aumento de custos para ter uma empregada em casa, muita gente passou a recorrer a esse tipo de serviço e ajudou a expandir o mercado.

Um ano e meio depois da aprovação da lei, no entanto, o crescimento do setor perdeu o “embalo”, e as franquias vivenciam um período morno: alguns franqueadores pararam de vender unidades com receio de aumentar a taxa de evasão, e franqueados temem perder clientes, que estão cortando os gastos para fazer frente à inflação.

Já em 2013, depois da "explosão" do setor, o segmento não teve um desempenho excepcional. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de limpeza foi o que segundo que menos cresceu em faturamento no ramo de franchising (1,6%), atrás apenas do setor de serviços financeiros e negócios como um todo, que teve retração de 4,6%. Para se ter uma ideia, o setor de beleza avançou 23,9% no mesmo período.

Segundo Edson Ramuth, diretor de microfranquias da ABF, a pesquisa já indicou o começo da desaceleração do setor. "Ainda não fechamos os dados de 2014, mas certamente teremos um resultado ainda mais fraco porque, para piorar, o ano começou depois da Copa", prevê.

Além do endividamento da população, Ramuth cita a falta de mão de obra entre os fatores que prejudicaram as franquias de limpeza nestes dois anos. "Muitas unidades foram abertas e o mercado de trabalho não acompanhou essa tendência", explica o diretor.

Renato Ticoulat, proprietário da rede Limpeza com Zelo, está no mercado há 25 anos e sentiu que o mercado acelerou em 2012 e no começo de 2013. A partir do 2º semestre de 2014, contudo, o segmento "mudou drasticamente", analisa ele.

"Paramos de vender franquias. Não queremos que os franqueadores comprem unidades e depois desistam delas", afirma. Nos últimos três anos, foram fechadas 17 unidades.

Para o empresário, a realidade do setor mudou com a crise econômica. "A população tem menos dinheiro para gastar. Com a inflação alta, os consumidores tendem a cortar serviços básicos", explica ele.

Segundo o franqueador, a estratégia da empresa a partir de agora vai ser focar a energia nas franquias já existentes — atualmente há 30 franquias da Limpeza com Zelo no Brasil.

Na rede Maria Brasileira, a realidade foi um pouco mais amena. De acordo com Felipe Buranello, sócio-fundador da marca, houve queda nas vendas de franquias e serviços em junho e julho. Nos meses seguintes, "houve recuperação", analisa o executivo.

Com 100 unidades no país, a rede afirma que a PEC das domésticas foi uma mola propulsora, apesar de 2014 não ser tão otimista. "A gente não tinha tanta visibilidade antes da lei", argumenta ele.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO