Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Após oito trimestres, investimentos voltam a crescer

26.08.2016
11:39
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Depois de oito trimestres em queda, a taxa de investimento da economia voltou a crescer. Um indicador desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que tenta prever esse resultado, registrou crescimento de 0,38% no segundo trimestre do ano.

A taxa de investimento da economia, chamada de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), é um dos componentes do Produto Interno Bruto (PIB). Quando ela aumenta, também avança o potencial de crescimento do País.

Pela pesquisa do IPEA, a melhora do indicador ocorreu na comparação com o primeiro trimestre de 2016. Esse resultado é ainda livre de efeitos sazonais, o que significa que foram descontadas situações atípicas.

“Os dados mais recentes indicam uma possível mudança de tendência dos investimentos, com destaque para as máquinas e equipamentos, cuja recuperação tem se mostrado mais significativa”, explica o coordenador do Grupo de Conjuntura do Ipea, José Ronaldo de Souza Júnior.

Como é formada a taxa de investimento da economia

Para se chegar ao cálculo final do FBCF, é preciso levar em consideração os investimentos na construção civil e em máquinas e equipamentos. Segundo o IPEA, o investimento em construção civil avançou 0,50% e o consumo aparente de máquinas e equipamentos registrou alta de 11,72%.

Esse resultado para máquinas foi influenciado pelo desempenho da produção doméstica de bens de capital ao longo de todo segundo trimestre. A importação desses itens, em junho, também colaborou para o desempenho do período.

O dado oficial da FBCF será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na próxima quarta-feira (31), quando o resultado do PIB do segundo trimestre será tornado público.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO