Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Após PIB negativo, Levy diz que economia pode ter 'virada' em 2015

30.08.2015
06:49
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante congresso do mercado financeiro em Campos de Jordão, neste sábado (29)
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse neste sábado (29) que a queda de 1,9% do PIB no segundo trimestre do ano não ocorreu por causa do ajuste fiscal e que já é possível ver 'uma virada' da economia até o fim do ano. A afirmação foi feita em discurso durante o 7º Congresso de Mercados Financeiros da BM&FBovespa em Campos de Jordão, no interior paulista.

Aos jornalistas, Levy disse que não acredita que o Brasil terá dois anos de recessão, em menção à previsão do mercado de que o PIB deve encolher também em 2016.

“Já estamos começando a ver a virada, se as coisas se tranquilizarem até o fim do ano vamos ver uma virada [no cenário econômico]", afirmou Levy. Segundo ele, quem critica a política econômica está equivocado. "Ela tem aspecto de esforço e sacrifício, mas é absolutamente indispensável, tem equilíbrio cíclico que dá resultado", acrescentou.

O ministro disse ainda que o aumento da contribuição do setor externo no PIB, que veio positivo, é um sinal de que alguns setores da economia estão começando a reagir.

“Com a mudança do câmbio e a liberação dos preços e realismo tarifário, estamos vendo em vários setores que os estoques estão acabando e acontece uma coisa curiosa, o estoque vai descendo, e a não ser que haja uma enorme confusão, as empresas começam a produzir de novo, a dar novas encomendas e comparar o preço nacional ao estrangeiro e comprar domesticamente", afirmou.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,9% no segundo trimestre de 2015 ante os três meses anteriores, e a economia brasileira entrou no que os economistas chamam de "recessão técnica", que acontece quando o PIB encolhe por dois trimestres seguidos.

No primeiro trimestre do ano, o PIB caiu 0,7% (dado revisado).

'Dá para viver com o suor do próprio rosto'

Levy afirmou, ainda, que o Brasil "tem tudo para continuar crescendo". Ele citou a história bíblica de Adão e Eva, que foram expulsos do paraíso e forçados a viver do próprio suor. "A maior parte dos países vive do suor dos seus rostos, acho que dá pra viver muito bem assim", disse o ministro, referindo-se ao esforço de adaptação às mudanças da economia.

O ministro observou que a ascenção da classe média a partir de 2013 mudou a relação do governo com o gasto público.

"Quem está embaixo quer mais gasto publico, as pessoas querem mais qualidade", disse.

"O momento nos traz essa reflexão agora, e nos força a tomar decisões. Temos que diminuir as despesas, mas não adianta cortar tudo", afirmou, citando os gastos obrigatórios por lei.

Levy acrescentou que cortar gastos não significa "deixar de oferecer", mas passar a oferecer de uma maneira diferente, e disse que o governo não pode fazer isso sozinho. "Não se pode servir a dois senhores. Tem que decidir se vai diminuir gasto ou aumentar os impostos".

Nova CPMF

Sobre a criação de um imposto com o mesmo objetivo da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), Levy afirmou que é preciso olhar se a maneira como o tributo será aplicado na saúde é adequada e definir as metas para estas despesas.

O novo imposto seria cobrado sobre as transações bancárias para financiar programas de saúde. "Se não analisar a qualidade dos programas, vamos ter que continuar aumentando imposto. O grande desafio agora é ter metas (...), ter elementos de medição para saber se aquilo está dando resultado ou não. Vamos precisar de ajuda para lidar com esse choque de realidade", disse Levy.

O governo defende uma alíquota de pelo menos 0,38%, o último percentual da CPMF, que vigorou por dez anos e acabou em 2007. O imposto deve nascer com um novo nome – CIS (Contribuição Interfederativa da Saúde) – e arrecadar até R$ 85 bilhões por ano. Diferente da CPMF, a nova proposta prevê a divisão entre municípios, estados e governo federal – tudo investido em saúde.

"No Brasil, os impostos mais importantes são os indiretos e são arrecadados pelas empresas em geral. Sao impostos que diminuem a vontade de tomar riscos (...)", disse o ministro, acrescentando que é preciso simplificar impostos indiretos como o ICMS e PIS/Cofins.

A simplificação desses impostos, disse Levy, faz parte de reformas essenciais pra continuar o processo de formalização, diminuir o custo das empresas. "Esta é a prioridade. Uma prioridade que ate certo ponto já foi incorporada pelo Congresso", disse.

Na véspera, durante o mesmo evento, os economistas Antonio Delfim Netto e Affonso Celso Pastore criticaram a volta da CPMF, mas consideraram que o aumento de impostos é inevitável no atual contexto da economia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO