Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Após tombo no início da semana, bolsa de Xangai tem alta de quase 5%

28.08.2015
10:06
FONTE: France Presse

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Bolsa de Xangai encerrou o pregão de sexta-feira em forte alta de 4,82%, confirmando a tendência da véspera, em um mercado animado com os dados do crescimento nos Estados Unidos.

O índice composto de Xangai ganhou 148,76 pontos, a 3.232,35 unidades, acumulando assim uma queda de 7,82% nas últimas cinco sessões, após um início de semana de baixas expressivas.

"A sessão asiática encarou com bons olhos as notícias sobre os mercados de ações nos EUA e commodities, embora o ritmo dos ganhos pareça ter desacelerado no fim do pregão", disse o analista de mercados Angus Nicholson, da IG, em nota a clientes.

"Ruídos positivos na economia norte-americana provavelmente vão ajudar os mercados no começo da semana que vem".

Wall Street teve forte alta na sessão anterior graças aos dados revisados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) nos EUA, que mostraram que a economia cresceu mais rapidamente do que se pensava antes no segundo trimestre -- um sinal tranquilizador em meio a preocupações acerca dos problemas econômicos cada vez mais profundos na China.

Entenda

As preocupações em torno da economia da China têm abalado os mercados internacionais, provocando uma onda de fuga de ativos considerados mais arriscados e uma derrubada nas principais bolsas de valores do mundo.

Nesta segunda-feira (24), a bolsa de Xangai afundou mais de 8%, a maior queda diária desde o auge da crise financeira global em 2007, em meio à forte aversão ao risco global de uma desaceleração da economia chinesa.

A forte turbulência nos mercados tem como pano de fundo as indicações de que a desaceleração da economia chinesa poderá ser maior do que vêm indicando as projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) oficial.

Paralelo a isso, as medidas do governo de socorro à bolsa chinesa vêm afastando os poupadores e atraindo mais especulação.

O movimento recente do banco central da China de desvalorizar o iuan também levou a um choque negativo no apetite de risco e elevou a preocupação de contaminação no crescimento global.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO