Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aprosmat promove de Curso de Operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes

01.08.2014
17:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) promoveu nos dias 29 e 30 de julho, o Curso de Operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS). A capacitação teve o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor sementeiro mato-grossense. A UBS é uma estrutura com equipamentos adequados ao processo de recepção, beneficiamento e armazenamento de sementes.
 
O curso foi divido em duas partes, o primeiro dia, com aula teórica, realizado em Rondonópolis na sede da Associação dos Agrônomos e o segundo, com aula prática, realizado na UBS da empresa Sementes Petrovina, na região da Serra da Petrovina, no município de Pedra Preta. Ao todo houve a participação de 50 pessoas das cidades de Campo Novo do Parecis, Sapezal, Itiquira, Primavera do Leste, Guiratinga, Campo Verde, Alto Taquari, Alto Garças, Rondonópolis e Pedra Preta. Os participantes atuam direta ou indiretamente no beneficiamento de sementes.
 
As aulas foram ministradas pelos professores Francisco Amaral Villela e Leopoldo Baudet (PHd) ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os dois são considerados os maiores especialistas em ciência e tecnologia de sementes do Brasil.

No curso de pós-colheita em sementes de soja foram abordados aspectos principais com relação a momento de colheita, métodos de secagem, principio básicos de beneficiamento, limpeza, classificação e armazenamento de sementes de soja. Desde retirada do campo a comercialização.

“Primeiro dia foram abordados aspectos teóricos e práticos de qualidades de sementes, principais métodos e secagem sementes de soja e princípio beneficiamento de sementes. Fluxograma recomendado para a limpeza e classificação de sementes de soja. No segundo, foi aplicada a parte prática, em uma UBS, envolvendo armazenamento e seleção de peneiras, regulagem diária de peneiras, classificador, padronizador e mesa de gravidade”, explicou Vilella.

Segundo Leopoldo Baudet, o setor de sementes é muito competitivo, no qual é preciso estar presente com um produto de alta qualidade. “A principal observação que faço, é a seguinte: semente se faz no campo, a semente não se faz na UBS. Os grandes problemas enfrentados na UBS são criados por problemas ocorridos na lavoura. Na realidade, a UBS, que, normalmente é a vitrine da empresa, não pode fazer milagre, mas são necessários profissionais de qualidade para elas funcionarem adequadamente”, ressaltou Baudet.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO