Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aprosoja apresenta Soja Plus ao Ministério do Meio Ambiente da Noruega

30.09.2016
16:50
FONTE: Ascom Aprosoja

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aprosoja apresenta Soja Plus ao Ministério do Meio Ambiente da Noruega
Membros da diretoria e da área de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) receberam nesta quinta-feira (29) representantes do Ministério do Meio Ambiente da Noruega.
 
O país está interessado principalmente no programa Soja Plus e em como, na prática, ele é aplicado em Mato Grosso. Desenvolvido em 2011 pela Aprosoja e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus tem o objetivo de fazer com que produtores rurais apliquem boas práticas em relação às legislações trabalhista e ambiental.
 
De acordo com os representantes do Ministério, o objetivo é, futuramente, investir no que eles chamam de “produção verde” e, por isso, o Soja Plus seria uma plataforma viável.
 
O interesse no Soja Plus também se deve à Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH, na sigla em inglês), entidade holandesa sem fins lucrativos focada na produção de soja de maneira sustentável no Brasil, para importação de países europeus.
 
No mês de julho deste ano, a Aprosoja já havia se reunido com a IDH e também com a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac) com o objetivo de alinhar estratégias. Na ocasião, uma das metas da IDH foi encontrar novos parceiros na Europa, tanto na inciativa privada como pública.
 
Para a gerente de Pesquisa e Gestão da Produção, Cristiane Sassagima, o interesse de países europeus é um indicativo da qualidade e importância do Soja Plus. “O programa é completo e importante para o produtor, tanto que a cada ano, desde sua criação, o Soja Plus cresceu e evoluiu consideravelmente”, pontua.
 
De fato, de 2011 para cá, o aumento no número e adesões ao programa é de quase 80%. Atualmente, participam do programa 1.040 produtores rurais, nas quatro regiões produtoras de Mato Grosso.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO