Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Aprovado novo sistema de cadastro de operações de Crédito Rural

25.12.2012
10:03
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

De acordo com o BC, o sistema substituirá ao Registro Comum de Operações Rurais (Recor). 

Além de conter os dados do Recor, o novo sistema passará a ter o registro mensal do saldo devedor dos tomadores de crédito rural, o status da operação quanto ao grau de adimplência e as coordenadas geodésicas (latitude/longitude) do empreendimento rural. Criado há 30 anos, o Recor contém o registro de todas as operações realizadas no âmbito do Sistema Nacional de Crédito Rural, informou o BC. 

Em nota, o Banco informou ainda que no Sicor, o cadastramento do financiamento agrícola será feito na data de contratação da operação. O cadastramento, no Recor, era feito no prazo de até 30 dias contados da data da contratação.

Passarão a ser registradas no Sicor as operações contratadas a partir de 1° de janeiro de 2013. O estoque de operações contratadas até esta data continuará registrada no Recor, informou também a assessoria de imprensa.

O novo sistema ajudará a aperfeiçoar, de forma substancial, o trabalho de fiscalização das instituições que operam no crédito rural e no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). O Governo Federal, além disso, ganhará um novo instrumento para auxiliar na gestão das políticas de crédito rural, do Proagro e do seguro rural. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO