Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Argentina pede a juiz que suspenda ordem de pagamento de dívida

22.07.2014
10:17
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Argentina pediu na segunda-feira (21) ao juiz norte-americano Thomas Griesa que suspenda uma ordem de pagamento a detentores de dívida que não participaram de uma reestruturação da dívida do país após o calote de 2002.

Diante do prazo de 30 de julho para chegar a um acordo ou enfrentar novo default, a Argentina apresentou documentos ao juiz federal de Nova York para pedir a suspensão da decisão que estabelece o pagamento a crededores de US$ 1,33 bilhão mais juros.

A Argentina, que vem participando de negociações para chegar a uma solução, afirmou que qualquer acordo deve levar em conta outros detentores de títulos e também uma cláusula em seus títulos reestruturados que lhe permitiria contrair mais dívidas.

"Enquanto continuam esses riscos, também permanecem a necessidade e pertinência de uma suspensão (da ordem)", escreveram os advogados da Argentina.

Não é a primeira vez que a Argentina pede uma medida cautelar, o que já foi rechaçado pelo juiz distrital norte-americano Thomas Griesa.

Nesta terça-feira (22), Griesa deve ouvir uma série de pedidos da Argentina, detentores de títulos e instituições financeiras sobre a aplicação de sua ordem que exige o pagamento aos credores.

Novo calote

A Argentina está à beira de um novo calote por uma série de decisões de tribunais dos Estados Unidos, que forçaram o país a negociar com investidores que não aceitaram participar das restruturações da dívida após a crise de 2002.

Após se recusar a saldar a dívida pública de US$ 100 bilhões, em 2001, o governo argentino negociou o pagamento com desconto e dividido em parcelas. Uma parte dos credores concordou, mas um grupo de fundos, a maioria nos EUA, exige receber de forma integral.

O governo da presidente Cristina Kirchner tem até 30 de julho para alcançar um acordo com os chamados holdouts - credores que não aceitaram os termos das negociações da dívida argentina -, em uma disputa que levou a terceira maior economia da América Latina à beira do segundo calote em 12 anos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO