Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Atividades do programa que interage meio urbano ao rural retornam em março

16.02.2015
09:59
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Programa Filhos no Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), retorna suas atividades no mês de  março. De acordo com o analista de projetos técnicos da instituição, Garibaldi Júnior, o sucesso das edições anteriores tem atraído cada vez mais o interesse da comunidade escolar em levar o programa para os municípios do Estado. Para atender esta demanda da melhor forma possível, a instituição trabalha com a meta de realizar 100 turmas em 2015.
 
"O objetivo do programa é mostrar o dia a dia do campo para crianças de sete a 12 anos que vivem nas cidades, por isso o Filhos no Campo é ofertado aos 30 maiores municípios e os menores já estão inseridos neste contexto", explica.
 
Em 2014, o Senar-MT ultrapassou a meta estipulada de 100 turmas ao ano, devido a grande demanda apresentada a entidade de ensino rural. "Foram atendidas 106 turmas, beneficiando 3356 crianças dos municípios de Cáceres, Cuiabá, Várzea-Grande e Tangará da Serra", lembra Garibaldi.
 
A experiência ficou marcada para sempre na memória da pequena Amanda de Arruda, 8 anos, da escola municipal Tereza Lobo, do Bairro Dom Aquino, de Cuiabá."Esse dia foi legal. Aqui tinha muitas coisas diferentes. Vi vaca e árvores que eu nunca tinha conhecido. Aprendi como tira o leite da vaca e vou ensinar para minha avó, minha mãe, minha irmã, para toda a minha família", disse no final do dia. 
 
Garibaldi destaca que o programa só é o sucesso que é porque o Senar-MT conta com parceiros. "O primeiro deles é o sindicato rural, mas não podemos nos esquecer dos proprietários de fazendas que abrem suas porteiras para essas crianças residentes em áreas urbanas e proporcionam um contato educativo com a realidade do meio rural. Elas vivenciam algumas etapas dos processos produtivos e entendem por exemplo, de onde vem o leite que ela toma no café da manhã", cita.
 
Interessados em inscrever sua escola, devem verificar se o município se enquadra no perfil de atendimentos e procurar o Sindicato Rural mais próximo. A entidade de ensino rural também está aberta para novas parcerias com os proprietários rurais que desejam contribuir com integração das crianças de áreas urbanas ao ambiente rural.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO