Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Aumento nos casos de gripe A preocupa índios de aldeias do Pará

10.04.2014
10:23
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cresce o risco de um surto de gripe A entre índios xikrins do Pará. Uma criança morreu e seis estão internadas.
Na aldeia que fica em Parauapebas, região sudeste do Pará, indígenas vem apresentando, há dois meses, sintomas da gripe A, como febre, tosse, garganta inflamada e dor de cabeça. A doença é causada pelo vírus H1N1 e é transmitida pelo contato direto com a pessoa doente.

Os indígenas estão lotando a Casa de Apoio ao Índio, local para onde vão quando precisam de qualquer tipo de assistência, mas que não tem estrutura médica.

Quem apresenta os sintomas é encaminhado da Casa de Apoio ao Índio para um hospital da região. Lá, eles logo recebem o tratamento contra a gripe H1N1, já que o resultado do exame que confirma a doença demora até 15 dias para sair.

Esta semana, a Secretaria de Saúde do Pará confirmou dois casos da gripe na aldeia.

Uma criança de um ano e três meses morreu depois de uma semana internada. Um bebê de 10 meses teve a doença confirmada e continua internado, mas o estado clínico é estável. Outras cinco crianças também estão internadas com suspeita da doença.

Equipes do setor de epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde vieram de Belém para averiguar a situação e avaliar quais medidas devem ser tomadas. A preocupação, principalmente na Casa do Índio, é com a acomodação de todos.

O Ministério da Saúde informa que vai iniciar, ainda nesta quinta-feira (10), a vacinação contra a gripe nas aldeias atingidas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO