Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Banco alemão Commerzbank ajuda a recuperar ações europeias

12.02.2016
10:01
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As ações europeias se recuperavam com força nesta sexta-feira (12) das fortes perdas da sessão anterior, com os resultados positivos do banco alemão Commerzbank e a alta dos preços do petróleo ajudando as ações relacionadas a commodities e bancos a retomarem terreno.

Às 8h03 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 1,91%, a 1.218 pontos, após fechar em queda de 3,7% na quinta-feira (11), quando um tombo dos bancos e das ações relacionadas a matérias-primeiras empurraram o índice para a mínima de dois anos e meio.

Ações de grandes bancos europeus, afetadas por uma lista sem fim de preocupações de investidores, estão passando por uma onda de vendas mais brutal que a registrada durante a crise internacional de 2008.

Os bancos eram favorecidos pela alta de 14,88% do Commerzbank após ele voltar a ter lucro no quarto trimestre. O índice de bancos STOXX 600 subia 3,33%. Mas os papéis do banco ainda acumulam forte queda no ano.

Já o índice de petróleo e gás avançava 2,93% após uma alta dos preços do petróleo, e as cada vez mais sensíveis ações de mineradoras também subiam com força, 5,38%.

Em Londres, o índice Financial Times avançava 1,46%, a 5.617 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subia 1,51%, a 8.885 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhava 1,41%, a 3.951 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 2,71%, a 16.200 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrava alta de 1,28%, a 7.845 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 valorizava-se 0,65%, a 4.489 pontos.

Lucro do Commerzbank

O alemão Commerzbank voltou a ter lucro no quarto trimestre conforme as provisões contra inadimplência caíram e anunciou que, em meio à sua reestruturação de seis anos, fechará o "banco ruim" de créditos podres, o que fez suas ações dispararem.

O segundo maior banco da Alemanha informou lucro líquido trimestral de 187 milhões de euros nesta sexta, em linha com as expectativas e em uma retomada frente ao prejuízo de 280 milhões de euros de um ano antes.

O banco anunciou que está fechando seu "banco ruim" após reduzir ativos na divisão para 63 bilhões de euros no fim de 2015 ante 160 bilhões em 2012 e reduzindo pela metade o prejuízo operacional anual da divisão para 401 milhões de euros.

Os ativos remanescentes serão transferidos para outras divisões, com exceção de 18 bilhões de euros, menos de 4% do total dos ativos do grupo, que serão enviados a uma unidade de recuperação de ativos e capital criada recentemente.

Ásia

As ações asiáticas caíram pela sexta sessão seguida nesta sexta, com preocupações sobre a saúde dos bancos europeus ameaçando a economia global, já sob pressão dos preços do petróleo e da desaceleração da China e outros mercados emergentes.

"Fomos atingidos por uma sequência de notícias ruins desde que o ano começou, e creio que os mercados vão continuar incertos no curto prazo até que as ações bancárias globais se estabilizem", disse o gestor de portfólio do East Capital Asia Francois Perrin.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO