Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Banco Central vê estabilização da economia

21.07.2016
11:18
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • BC vê estabilização da economia no curto prazo

    Diretoria do Banco Central durante reunião que manteve os juros em 14,25% ao anon

O Banco Central, em comunicado divulgado nesta quarta-feira (20), afirmou que há uma perspectiva de estabilização da economia brasileira no curto prazo, ou seja, a instituição vê o País caminhando para um cenário mais positivo.

O documento foi divulgado após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que manteve a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano – essa foi a sétima vez consecutiva que a diretoria do BC optou por não alterar a taxa.

“O cenário básico e o atual balanço de riscos indicam não haver espaço para flexibilização da política monetária”, resumiu o cúpula do Banco Central no comunicado ao explicar o porquê de não reduzir os juros imediatamente.

O documento destaca ainda que o BC pretende garantir que a inflação desacelere para níveis mais baixos e que fique ao redor do valor perseguido pela instituição, um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5%. Valor que deve ser alcançado em 2017.

Mercados emergentes

A instituição ainda observou que o cenário externo continua “desafiador”. No curto prazo, no entanto, o entendimento é de que o ambiente encontra-se relativamente benigno para as economias emergentes, a exemplo do Brasil.

Para a economia global, a avaliação é de que a dinâmica da recuperação permanece frágil, com incertezas quanto ao seu crescimento. Uma das situações que podem ter pesado para essa ponderação do BC é a saída do Reino Unido da União Europeia – situação que foi chamada de Brexit.

Qual a importância da Selic

Os juros básicos da economia (Selic) são importantes por serem uma referência para investimentos. São considerados a menor taxa de retorno, ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica.

Se o retorno for menor, ele não tira o projeto da gaveta e aplica o dinheiro em papéis do Tesouro Nacional, que pagam juros próximos desse valor definido pelo BC. Ele também pode aplicar em outros produtos financeiros.

Como a Selic afeta minha vida

Essa taxa básica também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dela, também altera o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado posteriormente aos clientes.

Se o custo do banco sobe, o empréstimo também fica mais caro para o consumidor. Se a taxa baixa, esse custo também baixa. Os juros básicos ainda têm uma importância grande porque ajudam a controlar a inflação.

Quando o BC sobe a Selic, significa que ele está atuando para levar os preços para baixo. Manter ela inalterada em determinado nível também pode colaborar para segurar o custo de vida. Mas, esse cenário também depende das demais variáveis econômicas no período em que a taxa é definida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO