Mato Grosso, 29 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Banco Europeu de Investimentos vai dar empréstimo a empresas gregas

21.07.2012
15:30
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Banco Europeu de Investimentos (BEI) vai conceder 1,44 bilhão de euros em empréstimos para empresas gregas com problemas, dando assim um estímulo à cambaleante economia do país, informou o Ministério das Finanças da Grécia neste sábado (21).

Num momento em que os bancos gregos dependem de dinheiro do Banco Central Europeu (BCE) para sobreviver e relutam em financiar empresas, a não ser as de grande porte, o governo da Grécia e a União Europeia vêm pressionando o BEI - o braço de investimentos de longo prazo do bloco - para que preencha essa lacuna.

Mas o BEI hesitava havia meses, temendo ficar exposto demais na Grécia -- que ainda não se afastou do risco de um risco de insolvência caótica que poderia forçar o país a abandonar o euro. Os projetos de financiamento do BEI para a Grécia haviam se resumido a meros 10 milhões de euros este ano, disse a repórteres o ministro grego das Finanças, Yannis Stournaras, depois de uma reunião com o diretor do banco, Werner Hoyer.

"O BEI vai reativar seu engajamento na Grécia o mais breve possível", afirmou Stournaras. "Parece que também pode haver boas notícias neste país", declarou o ministro grego do Desenvolvimento, Costis Hatzidakis, que também tomou parte do encontro. O governo grego está desesperado por encontrar meios de reavivar rapidamente a economia do país, agora no quinto ano de recessão.


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO