Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

BC europeu mantém taxas de empréstimo estáveis

15.04.2015
10:28
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Banco Central Europeu (BCE) deixou as taxas de juros inalteradas nesta quarta-feira (15), mantendo-as em mínimas recordes conforme implementa um esquema de impressão de dinheiro para impulsionar a economia.

A decisão de deixar o custo de empréstimo numa mínima recorde era amplamente esperada depois que o BCE cortou os juros para patamares mínimos em setembro e o presidente do banco central, Mario Draghi, ter dito então que os juros haviam chegado ao "limite inferior".

Na reunião desta quarta-feira, o BCE deixou a taxa de refinanciamento, que determina o custo do crédito na economia, em 0,05%.

O banco central também manteve a taxa de depósitos em -0,20%, o que significa que bancos pagam para deixar recursos no banco central, e manteve sua taxa de empréstimo emergencial aos bancos em 0,30%.

Numa coletiva de imprensa às 9h30 (horário de Brasília), o foco será ampliado com jornalistas questionando Draghi sobre apoio do BCE à Grécia, cuja relutância em fazer reformas para liberar ajuda da zona do euro está lançando uma nova incerteza sobre o bloco monetário de 19 países.

Autoridades do BCE sancionaram mais financiamento de emergência para os bancos da Grécia, disse uma fonte do setor, um lembrete dos problemas financeiros que o país enfrenta.

O BCE aumentou o limite da assistência de liquidez emergencial (ELA, na sigla em inglês) que os bancos gregos podem captar com o banco central da Grécia em 800 milhões de euros (852 milhões de dólares), levando o teto da ELA para 74 bilhões de euros, disse uma fonte do setor bancário na terça-feira.

O tempo está se esgotando para que Atenas melhore um pacote de reformas exigido para a liberação de empréstimos que precisa para se manter viva.

Se a Grécia, resgatada pela primeira vez em 2010 e novamente dois anos depois, no fim das contas sair do euro, isso representará um golpe à credibilidade da união monetária.

Mas por enquanto, o esquema de impressão de dinheiro de mais de 1 trilhão de euros para comprar principalmente títulos soberanos está sustentando a confiança, e alguns preveem que Draghi irá reforçar seu compromisso com o programa conhecido como "quantitative easing".

Draghi também deve fazer uma avaliação cautelosa das perspectivas econômicas da zona do euro, antes de se juntar a ministros das Finanças e representantes de bancos centrais do G20 na reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO