Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

BCE decide suspender emissão de notas de 500 euros

04.05.2016
15:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Nota de 500 euros é lilás e tem motivos arquitetônicos do século XX.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quarta-feira (4) que deixará de emitir notas de 500 euros, uma decisão que leva em conta "a preocupação de que estas notas facilitem as atividades ilícitas", informa a France Presse.

O BCE "decidiu deter de forma permanente a produção de notas de 500 euros e exclui-las das séries na Europa, levando em conta a preocupação de que estas notas facilitem as atividades ilícitas", disse o organismo em um comunicado após um encontro de seu Conselho de Governo, informando que as que estiverem em circulação poderão continuar sendo utilizadas como forma de pagamento.

Atualmente há em circulação quase 600 milhões de notas de 500 euros.

A nota de 500 euros está muito associada à lavagem de dinheiro, a atividades ilícitas e a economia do mercado negro, por isso quem está a favor de seu desaparecimento acredita que ajudará a reduzir essas atividades e o financiamento do terrorismo, por exemplo.

O presidente do BCE, Mario Draghi, já declarou que "a nota de 500 euros é um instrumento para atividades ilegais".

As cédulas de 500 euros representam apenas 3,2% dos 18,6 bilhões de notas de euro em circulação, mas têm 27,8%, cerca de 297 bilhões de euros, do valor total de todas as notas, segundo a agência Efe.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO