IMPRIMA ESSA NOTÍCIA
ENVIE PARA UM AMIGO
As bolsas de valores asiáticas caíram na sexta-feira (21) depois de a proposta republicana para lidar com a crise fiscal norte-americana não ter conseguido apoio suficiente, aprofundando as incertezas de que os Estados Unidos conseguirão evitar o "abismo fiscal", um pacote de cortes automáticos de gastos e aumento de impostos programado para começar no dia 1º de janeiro.
As preocupantes notícias políticas dos EUA provocaram uma liquidação nas ações asiáticas, com o índice MSCI, que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, eliminando ganhos anteriores, e caindo 0,87%, às 7h42 (horário de Brasília). O índice estava no caminho para finalizar a semana com queda de 0,6%.
"Os mercados não gostaram dos sinais de ainda mais adiamentos nas negociações, com o risco de o acordo não ser alcançado até prazo do final do ano", afirmou o diretor de câmbio do Credit Agricole, Yuji Saito, em Tóquio. "Claramente atingiu o sentimento de risco."
Ativos arriscados foram vendidos, desde ações e petróleo até moedas como o dólar australiano e o euro.
O Nikkei modificou a tendência anterior de ganhos e fechou com queda de 0,99%. O dólar recuou 0,4%, para 84,02 yene, afastando-se da máxima em 20 meses de 84.62 yene atingida na quarta-feira.
A bolsa de Cingapura teve queda de 0,38%, a 3,163 pontos, assim como Taiwan, que recuou 0,99% e Hong Kong, que caiu%. O índice referencial de Xangai recuou 0,69 por cento e Sydney caiu 0,23%.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA
ENVIE PARA UM AMIGO