Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Bom rendimento do abacaxi anima produtores da fruta da PB

18.09.2014
09:35
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ilustração
Agricultores da Paraíba trabalham na colheita da safra do abacaxi. O bom rendimento com a fruta faz com que produtores pensem em ampliar a área de cultivo. O estado é o segundo maior produtor da cultura do país.

A chuva ajudou e a colheita do abacaxi começou um pouco mais cedo no município de Sapé, na Paraíba. Segundo a Emater, a região é a maior produtora da fruta no país. O abacaxi pérola, variedade que domina as plantações, tem forma de cone e sabor mais adocicado. O agricultor Antônio Targino tem 20 hectares cultivados com a cultura. Metade da lavoura está em tempo de colheita.

Cada hectare de terra do município produz uma média de 29 mil abacaxis. Nesta safra, cerca de 70% dos frutos chegaram ao tamanho padrão exigido pelo mercado, com mais de 1,2 quilo. Cada unidade, que era vendida por R$ 1,30, não sai por menos de R$ 1,50.

A área de plantio da fruta vem crescendo na Paraíba. Em 2013, foi de pouco mais de nove mil hectares. Este ano, passará dos dez mil. A expectativa é de que a produção atinja os 276 milhões de frutos em 2014.

“Nós temos um regime pluviométrico suficiente para que o abacaxi realmente tenha coloração e sabor. Nós temos regime de luz em torno de 200 horas por mês. É muito importante para que o abacaxi fique doce”, diz Eliazar Felipe de Oliveira, agrônomo Emater.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO