Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Bovespa abre semana em queda após eleições na Grécia

26.01.2015
11:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • bovespa
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu a semana em queda, com o recuo nas ações da Petrobras e Vale. Investidores seguem atentos à possível mudança de rumo dos planos de austeridade na Grécia, que fez a cotação do euro bater o menor nível em 11 anos nesta segunda-feira (26).

Às 10h35, o principal índice de ações da bolsa paulista recuava 1,42%, a 48.083 pontos. 

Por volta do mesmo horário, os papeis preferenciais da Petrobras caíam cerca de 1,80%, e as da Vale, mais de 2%.

Neste domingo, o líder do partido grego Syriza, Alexis Tsipras, anunciou após vencer as eleições legislativas que pretende negociar com os credores do país "uma nova solução viável, que beneficie todos".

Segundo analistas, os mercados parecem avaliar negativamente os resultados das eleições e as declarações de Tsipras, que anunciou a renegociação dos acordos com a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), um processo que poderia dar lugar a meses de incerteza.

A Grécia aguarda até o fim de fevereiro o desbloqueio da última parcela dos empréstimos acertados com o país com a condição de que sejam respeitados os compromissos firmados com os credores em relação às reformas. Desde 2010, os credores acertaram 240 bilhões de euros em empréstimos ao país.

Outra notícia negativa para a Bovespa é a queda do petróleo, diante do aumento da incerteza na Europa e do fato de que há poucas evidências de mudança política na Arábia Saudita. O petróleo já caiu mais de 55% desde junho passado, com o cenário de oferta abundante e demanda mais fraca, particularmente na Europa.

Na sexta-feira (23), o principal índice de ações da bolsa paulista recuou 1,35%, a 48.775 pontos. Na semana, a queda foi de 0,49% e, no ano, de 2,46%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO