Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Bovespa fecha em alta com ajuda de NY e fase final do impeachment

29.08.2016
17:31
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta nesta segunda-feira (29), apoiada em ações como Petrobras e Vale e tendo como pano de fundo a reta final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa, subiu 1,55%, aos 58.610 pontos. 

A moeda norte americana caiu 1,21%, vendida a R$ 3,2323. 

As atenções estão voltadadas para o que agentes do mercado classificaram como "capítulo final" do impeachment de Dilma Rousseff, que faz sua defesa no Senado antes da votação final do julgamento no qual ela é acusada de crimes de responsabilidade.

O dia também é marcado pela fraqueza de preços de commodities, resultado principalmente do fortalecimento do dólar, após discursos em conferência anual do Federal Reserve, em Jackson Hole, que elevaram a chance de uma alta de juros no curto prazo nos Estados Unidos, destaca a Reuters.

As ações da Petrobras fecharam em alta de 2,23%. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse a jornalistas mais cedo nesta segunda que a companhia espera ter uma decisão sobre propostas vinculantes pela BR Distribuidora no primeiro trimestre de 2017, segundo a Reuters.

Após forte queda na sexta-feira, a Vale também subiu 2,26%. A mineradora divulga nesta sexta-feira o resultado da investigação encomendada à Cleary Gottlieb Steen&Hamilton sobre o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), da mineradora Samarco.

Último fechamento

A Bovespa fechou quase estável na sexta-feira (26), depois de um dia de pregão volátil. Os investidores analisaram o discurso da chair do Federal Reserve sobre o rumo dos juros norte-americanos. Janet Yellen afirmou que as razões para subir as taxas de juros nos Estados Unidos aumentaram nos últimos meses.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, fechou em queda de 0,01%, a 57.716 pontos. Na semana, o indicador recuou 2,33%. Foi a primeira queda semanal desde o início de junho – o Ibovespa acumulava até então dez semanas consecutivas de valorização.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO