Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Bovespa opera em alta, apesar de incertezas sobre ajuste fiscal

05.03.2015
10:39
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Bovespa
Após ter fechado em baixa na véspera, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta quinta-feira (5). Investidores continuam atentos às incertezas no ambiente político para o ajuste fiscal amplamente aguardado e desejado pelo mercado financeiro.

Às 10h27, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 0,43%, a 50.684 pontos. 

As ações da Petrobras avançavam mais de 1% por volta do mesmo horário, após notícias de que a estatal pode buscar financiamento de até US$ 19 bilhões. Os papéis da Vale caíam cerca de 0,70%.

Clima político

Na terça, o governo federal precisou enviar projeto de lei com urgência constitucional ao Congresso Nacional para substituir medida provisória que poderia gerar receita ao governo de cerca de R$ 14,6 bilhões, depois que o presidente do Senado, Renan Calheiros, rejeitou a MP.

Na visão do ex-diretor do Banco Central Mario Mesquita, a "retaliação" de Calheiros não descarta a proposta, mas irá atrasá-la. Ele acrescentou que o impacto financeiro da situação não seria significativo no ajuste fiscal, embora seja "lamentável".

Mesquita, que hoje está à frente da equipe de economia do Banco Brasil Plural, escreveu em nota a clientes que, "apesar do revés, o governo parece incansável", citando, entre outros pontos, o envio ainda na terça-feira de um projeto de lei replicando a medida provisória da tributação sobre as empresas.
Na véspera, o Ibovespa subiu 1,63%, a 50.468 pontos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO