Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Bovespa opera perto da estabilidade

25.07.2014
11:19
FONTE: Valor OnLine

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) apresenta volatilidade nos primeiros negócios. Às 10h29, o Ibovespa recuava 0,03%, para  pontos.

Do lado negativo, o índice de sentimento de negócios para a Alemanha calculado pelo instituto Ifo caiu de 109,7 pontos em junho para 108,0 em julho. A queda, a terceira consecutiva, veio bem mais forte que o esperado por alguns analistas.

Do lado positivo, os mercados brasileiros devem reagir à decisão do Banco Central (BC) de fazer ajustes nas regras dos recolhimentos compulsórios. Em nota, o BC afirma que os ajustes visam a melhor distribuição de liquidez na economi a e estima um impacto de R$ 30 bilhões com a medida.

A decisão vem um dia depois de o BC explicar os motivos que o levaram a manter o juro básico em 11% ao ano na semana passada e ocorre em meio a sinais flagrantes de desaceleração na economia.

"No cronograma de implementação das medidas da Basileia, o Banco Central colocou em audiência públi ca minutas de normas sobre indicador de liquidez de curto prazo (LCL), sua metodologia de cálculo e apuração da razão de alavancagem (RA). A instituição também alterou os critérios de requerimento de capital para operações de varejo", diz o Banco Fator em nota.

"Finalmente, o BC ajustou as regras de recolhimentos compulsórios à evolução recente do mercado de crédito: nível de liquidez alta, moderação do crédito, inadimplência baixa e risco sistêmico baixo", afirma a instituição.

"No Brasil, a bolsa pode acompanhar leve alta dos mercados acionários nos países emergentes, ainda num cenário de dólar mais forte e China em alta - positivo para os exportadores", diz a Guide em nota.

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quinta-feira (24), puxado pela alta das ações dos maiores bancos privados e da mineradora Vale.

Na semana, a bolsa sobe 1,69% e no mês, 9,04%. No ano o ganho é de 12,56%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO