Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Brasil e EUA compartilham experiências em desenvolvimento de infraestrutura

09.12.2016
16:31
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fórum sobre infraestrutura entre Brasil e EUA foi um sucesso, diz secretário

    Foram discutidos mecanismos inovadores de financiamento para projetos de infraestrutura em transporte

Pela primeira vez, os governos do Brasil e dos Estados Unidos realizam um fórum para troca de experiências em desenvolvimento de infraestrutura. O encontro ocorreu nessa quinta-feira (8), em Brasília, e deu prosseguimento ao Memorando de Cooperação Bilateral para o desenvolvimento de infraestrutura entre os dois países, assinado em março de 2016.    

O objetivo do evento foi aumentar a participação do setor privado em projetos de infraestrutura entre Brasil e Estados Unidos. “Há muita experiência a ser compartilhada e muito a ser lançado, especialmente no caso do Brasil, pelo lado do financiamento, do planejamento e dos projetos”, aponta  Jorge Arbache, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

O setor privado americano foi convidado a compartilhar conhecimentos, fornecer dados sobre as melhores práticas globais, construir relacionamentos com as principais autoridades brasileiras e conhecer oportunidades em projetos de infraestrutura no Brasil.

Para o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o principal objetivo do encontro é atrair investidores dos EUA para as concessões de infraestrutura do País. “Nosso objetivo é ter empresas americanas detentoras de concessões na área de infraestrutura”, explicou.

Encontro
Nos painéis de discussões foram abordados temas como mecanismos inovadores de financiamento para projetos de infraestrutura em transporte e a importância do planejamento antecipado para desenvolvimento desses investimentos.

Do lado brasileiro estiveram representantes do MP; do Ministério de Relações Exteriores; da Casa Civil; do Programa Parceria de Investimentos; e dos Ministérios de Minas e Energia; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; da Fazenda; e, por fim, dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

O Departamento de Comércio dos EUA e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos participaram do encontro acompanhados por parceiros dos departamentos americanos do Tesouro, dos Transportes e de Estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO