Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Brasil quer ampliar participação no comércio agrícola global, diz Blairo

04.07.2016
15:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Presidente em exercício (à direita) conversa com ministro da agricultura, Blairo Maggi , durante fórum em São Paulo
O governo brasileiro trabalha para elevar a participação do Brasil no comércio global de produtos agrícolas para 10% nos próximos cinco anos, disse nesta segunda-feira (4) o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Atualmente, a participação é de 7%.

"Tem espaço para crescer em milho, em carnes, em etanol", disse o ministro, em discurso durante um fórum sobre agronegócio em São Paulo.

Para o ministro, o Brasil tem potencial para ampliar e ser "mais forte" do que é hoje em termos de Agricultura, mesmo em um momento de crédito escasso. "Se o governo não tem dinheiro neste momento, temos de fazer mais com menos." Para Maggi, o objetivo é tornar o Brasil responsável por 10% do comércio agrícola global "em cinco anos, e não mais em dez anos". "Temos condições de aumentar muito a participação brasileira na produção de proteínas animais", exemplificou.

Ainda segundo Maggi, o saldo da balança comercial mostra que há espaço para a Agricultura ter maior participação e atenção por parte do governo. "O Ministério da Fazenda tem suas preocupações, mas Agricultura não é despesa, é investimento", frisou.

Burocracia

O ministro da Agricultura afirmou também que tentará resolver, à frente da pasta, os problemas que o "incomodavam". "Um deles é a burocracia. O servidor público é mais importante quando ajuda a resolver os problemas", afirmou Maggi durante a cerimônia de abertura do Global Agribusiness Forum 2016, em São Paulo. "Estamos fazendo em todos os setores da agricultura reuniões para simplificar regras."

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO