Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

BTG entra em 'observação para rebaixamento' pela Fitch

26.11.2015
16:26
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Depois da decisão da Moody's no início do dia, mais uma agência de classificação de risco decidiu colocar as notas do banco BTG Pactual em observação para rebaixamento, depois que o presidente do banco, André Estevesx, foi preso na véspera, suspeito de planejar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

No início da tarde desta quinta-feira, a Fitch anunciou que colocou em observação todas as notas do BTG e entidades relacionadas. O banco tem hoje nota BBB-, a última antes da perda do grau de investimento.

Em nota, a agência afirma que a medida "reflete o possível impacto sobre o BTG e suas subsidiárias relacionados à prisão de seu CEO e principal acionista", diz o texto.

"Os ratings do BTG Pactual podem ser rebaixados se a situação atual prejudicar seu perfil de crédito, liquidez ou volume de ativos sob sua administração, resultando em uma grande redução de suas receitas", afirma a Fitch.

Moody's

Mais cedo, a Moody's também colocou o banco BTG Pactual sob revisão para rebaixamento. A nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do BTG é hoje Baa3, último degrau antes da perda do grau de investimento. Além do banco, também foram colocadas sob revisão todas as notas das filiais em Grand Cayman e Luxemburgo.

"A ação de rating reflete a preocupação da Moody's de que a recente detenção do presidente e CEO do BTG possa ter impacto no relacionamento do banco com seus clientes e parceiros", diz a Moody's em nota, que afirma ainda que ela possa ter "implicações negativas para a empresa".

A agência ressalta que revisão pode resultar em rebaixamento se as investigações encontrarem conexoões entre Esteves e as operações do banco que tenham consequências negativas, regulatórios ou outras implicações legais para o banco; se a capacidade de gerar negócios for prejudicada; ou se o financiamento foi impactado negativamente.

"Pressões positivas", diz o comunicado, "são improváveis". Os ratings, no entanto, podem ser confirmados no patamar atual caso a companhia seja capaz de manter sua liquidez e capacidade de geração de receitas, e se as investigações não encontrarem nenhuma evidência contra o banco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO