Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Busca das empresas por crédito cresce 19% em setembro, diz Serasa

20.10.2014
11:56
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cartão de crédito foi o principal tipo de dívida
A demanda das empresas por crédito cresceu 6,6% em setembro, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa da Serasa Experian. Frente ao mesmo período do ano passado, a busca cresceu 19,1%. No ano, de janeiro a setembro de 2014, a procura avançou 4,3%.

Na avaliação dos economistas da Serasa, a maior quantidade de dias úteis em setembro deste ano, a sazonalidade mais forte devido à necessidade de formação de estoques para o Dia das Crianças e as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central ao final de agosto, impactaram positivamente a demanda das empresas por crédito.

Entre os tipos de empresa pesquisados, o crescimento mensal da procura por crédito foi concentrado nas micro e pequenas (7,1% frente a agosto). Nas médias empresas, não houve variação e, nas grandes empresas, foi registrada queda de 0,3% em relação a agosto.

No acumulado no ano, as grandes empresas lideraram a alta da demanda (7,3%) frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas, o crescimento foi de 4,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 3,1%.

O maior crescimento da demanda das empresas por crédito em setembro ocorreu nas empresas do setor comercial com alta de 8,0% frente a agosto. Na indústria, o crescimento foi mais moderado, de 5,2%, em setembro na comparação com o mês anterior, ao passo que a alta da demanda das empresas de serviços por crédito foi de 5,4% em setembro.

No período de janeiro a setembro de 2014, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 6,6% frente aos primeiros nove meses de 2013. Na indústria, busca por crédito evoluiu 6,5% no período de janeiro a setembro de 2014. No setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 1,7% no período acumulado de janeiro a setembro deste ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO