Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Cade aprova venda de fatia da Vale na siderúrgica CSA à Thyssenkrupp

06.05.2016
11:50
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Siderurgica CSA
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a venda da participação de 26,87% detida pela mineradora Vale na deficitária Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) para a sócia alemã Thyssenkrupp.

O negócio foi anunciado em abril por preço simbólico, enquanto a Vale busca concentrar-se nos seus negócios principais de mineração.

"A operação está em linha com a decisão do Grupo Thyssenkrupp de consolidar seu controle sobre a CSA e o desejo da Vale de focar seus esforços em outros investimentos detidos pela Vale no Brasil e no exterior", disseram as empresas em documento do Cade.

O aval do órgão antitruste consta em despacho publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (6).

Histórico

A mineradora entrou no projeto após enfrentar pressões políticas para diversificar em atividades de valor agregado, como aço ou fertilizantes, lembra a Reuters.

Em 2009, o partido governista, o PT, pressionou a Vale a ampliar a parcela na CSA a partir dos 10% iniciais, com o projeto sofrendo atrasos e severos gastos.

A siderúrgica, construída por cerca de US$ 10 bilhões, foi inaugurada com alarde no ano seguinte, em uma cerimônia que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde que começou a operar em 2010, a CSA tem sido afetada por um excedente global no mercado de placas de aço que pressiona as suas margens e limita o uso da capacidade.

A CSA começou a apresentar problemas desde a inauguração. O projeto tinha um erro na linha de produção, e uma parte de Santa Cruz ficou coberta de fuligem, resultado da produção de ferro gusa. Houve muitas reclamações dos moradores da região por conta da poluição, duas ações do Ministério Público por crimes ambientais e sete autuações do Inea, com milhões de reais em multas.

O presidente-executivo da companhia, Murilo Ferreira, disse recentemente que a empresa estava considerando a venda de ativos para reduzir a dívida em 10 bilhões de dólares em um período de 18 meses.

A Vale ainda mantém participação na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no Ceará – joint venture entre a brasileira e as sul-coreanas Dongkuk e Posco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO