Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Cantagalo, RJ, realiza segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

31.10.2014
10:24
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Na campanha do ano passado, 94% do rebanho foi vacinado
A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa neste sábado (1º) em Cantagalo, na Região Serrana do Rio. A primeira fase aconteceu durante o mês de maio. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do município, que dá suporte aos produtores durante o período de imunização dos animais, nesta etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A campanha vai até dia 30 de novembro.

Após vacinar o rebanho, o produtor deve entregar a declaração de vacinação ao Núcleo Regional de Defesa Agropecuária ou ao Sindicato Rural de Cantagalo. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição das vacinas. Quem não declarar a vacinação poderá receber auto de infração, ter a propriedade interditada, ser multado em até 20 mil Ufirs, além de arcar com o pagamento da taxa de duas Ufirs por animal não vacinado.

Cantagalo possui o maior rebanho da Região Serrana, com quase 60 mil bovinos e bubalinos. O município possui também a maior bacia leiteira da região. Na campanha realizada no ano passado, 94% do rebanho foi vacinado. Número acima da média do estado, de 90%. O objetivo da campanha é manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional, com o fornecimento de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores) e carne de qualidades.

Sobre a doença

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres. Para que a vacina tenha o resultado esperado e o rebanho esteja livre da febre aftosa, a vacinação deve ser feita nas datas previstas e as vacinas devem ser compradas somente em lojas registradas, estar dentro da temperatura adequada, de dois a oito graus, e ser transportada em caixa térmica ou isopor com gelo. Seringa e vacina devem permanecer em ambiente gelado até o momento da aplicação, que é feita na tábua do pescoço.

Serviço

Todas as dúvidas podem ser esclarecidas no Núcleo Regional de Defesa Agropecuária, que fica no Parque de Exposição Raul Veiga, em Cordeiro, pelos telefones (22) 2551-1673 e (22) 2551-1395. Outras informações também podem ser obtidas no Sindicato Rural de Cantagalo, localizado na Rua Prefeito Licínio José Gonçalves, Triângulo, telefone (22) 2555-5200. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário também está à disposição dos produtores, que podem entrar em contato pelo telefone (22) 2555-5357.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO