Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Carne suína tem mercados promissores, mas deve focar na sanidade e estímulo ao consumidor

27.11.2015
12:18
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A carne suína não deve sentir grandes efeitos da crise e tem espaço promissor no mercado nacional e internacional. Esta foi a análise do ex- Secretário de Política Agrícola do MAPA e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Seneri  Paludo e  do ex-diretor da ABCS, Dr. Fabiano Coser. A constatação foi resultante da primeira manhã do 2º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro Oeste, que começou hoje (26.11) e segue até amanhã, em Goiânia.

Para Seneri que falou sobre o “Cenário Econômico e perspectivas para o mercado de grãos”, este mercado deve ficar mais apertado a partir de agora. “Quem regula o consumo mundial de commodities é a China. E ela já anunciou que deverá desacelerar sua economia de 14 para 7%, portanto deixará de comprar, ou seja consumirá menos. E nós que vendemos pra eles, venderemos menos”.

O secretário explica que a política agrícola defasada e a insuficiência de crédito rural acessível, deve afetar o mercado de grãos nos próximos anos. “Para 2016 o mercado do agronegócio tende a ter estabilidade com menor volatilidade. E terá margens mais apertadas”, resumiu.

Experiente na área, Paludo sentencia que o Brasil deve rever urgente sua política agrícola, sob pena de perda de competitividade a médio e longo prazo. “Precisamos rever crédito rural, abrir opções para novos bancos financiarem nossa safra. Repensar o seguro rural. Enfim, precisamos de novas soluções”.
 
Já para o médico veterinário, Fabiano Coser, que tratou sobre o ”Cenário Econômico e perspectivas para o mercado de carne suína”, diferente do mercado de grãos, que na suinocultura afeta o custo, o segmento de carnes não tem preço mínimo e nem grandes volumes de crédito.

Segundo ele, precisamos melhorar a participação no comércio internacional, que hoje é de apenas 1%.  “Somos reféns da Rússia. Mas hoje o mercado que cresce potencialmente é o México e a Coréia do Sul, países que já sinalizaram que querem comprar mais. Precisamos alcançar estes mercados” .

Coser mostrou ainda que o país tem potencial para isso, pois os investimentos na produção e industrialização da carne suína dos grandes players como Sadia, BRF, e Aurora estão aumentando. A participação do complexo de carnes na pauta de exportação do Agronegócio, conforme dados do MAPA de 2014, é de 18%, e pode aumentar.  

Segundo dados da USDA, o consumo de carnes deve aumentar 1,6%  ao ano, entre 2015-2024. E China e México devem apresentar as maiores taxas de crescimento na importação neste período.

Para Coser, o México deverá substituir a Rússia em importação da carne suína, já que a Rússia tem estimulado e a produção doméstica e deve registrar queda de 18% das importações nos próximos anos.  Outro potencial mercado é a Coréia do Sul, que deve aumentar 13% suas importações no mesmo período.

O consultor explica, que mesmo assim, o país precisa investir em sanidade animal. “Hoje grandes exportadores têm exigido certificados de sanidade,  entre os mais comuns está o de área livre da Peste Suína Clássica. Estados e o governo federal precisam fazer o dever de casa se quiserem se manter como exportadores”, profetizou.

Outro grande problema que a cadeia de carnes precisa trabalhar é o incentivo ao consumo. “Os veganos e vegetarianos têm crescido muito. E isso inviabiliza nosso mercado. O segmento precisa se unir com mais força para estimular o consumo em grande escala”, determinou.

PARTICIPAÇÃO – Para o produtor de Primavera do Leste, Frederico Wagner Tannure, que há cinco anos trabalha com suinocultura no município, que fica a 234 km de Cuiabá, neste momento que o país enfrenta, é fundamental buscar conhecimento. “Eu vim porque queria saber como será o comportamento do mercado. Queremos nos programar para ter visão de futuro e saber investir com segurança”, revelou.

Já o produtor de Sorriso (395 km da capital), Itamar Antonio Canossa, que contabiliza há 15 anos de experiência na área, acha importante ouvir os especialistas. “Precisamos de visões diferentes de mercado para entender o que acontece hoje e o que está por vir”, disse.  

O evento que termina nesta sexta (27.11) é uma realização da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), em parceria com a Associação de Criadores de Suínos do Estado do Mato Grosso (Acrismat), Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN), e a Associação de Criadores de Suínos do Estado do Mato Grosso do Sul (Asumas).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO