Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Cebola tem maior queda de preço entre produtos vendidos nas Ceasas

24.11.2015
10:04
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Preço da cebola caiu 45,8%
A cebola ficou, em média, 45,8% mais barata nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) em todo país, segundo boletim divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A queda no valor se deve a uma recuperação da produção nacional, aumentando a oferta do produto. No entanto, os preços registrados ficaram abaixo dos custos de produção, o que deverá provocar uma diminuição na área plantada, e consequentemente, reduzir a quantidade do produto no mercado pressionando para cima os valores da hortaliça.

Esse movimento já pode ser observado em São Paulo, onde a cebola chegou a ser cotada a R$ 3,17 por quilo na segunda semana de novembro.

Na contramão, os preços das frutas estão em alta e "isso se deve, em parte, às exportações". "Com o dólar valorizado, o mercado externo passa a ser mais rentável ao produtor, o que diminui a oferta dos produtos internamente pressionando os preços para cima."

De acordo com a a Conab, além do mercado externo, as questões climáticas também influenciam na menor quantidade de produtos ofertados no mercado interno. A subida no preço do produto comercializado pode ser percebida tanto na laranja, como na maçã e no mamão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO