Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Chuva deixa produtores de café de MG otimistas com a próxima safra

12.11.2014
10:43
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Produtores de café do sul de Minas Gerais estão mais otimistas com a próxima safra. A chuva dos últimos dias, favoreceu a terceira florada e deixou os cafezais pintados de branco.

No município rodeado pelos cafezais, os moradores já perceberam um aroma diferente no ar. As flores brancas transformaram a paisagem nas lavouras de Cabo Verde.

O produtor Murilo Ferreira abre até as janelas para deixar a sede da fazenda perfumada.

A terceira e principal florada veio tarde, um mês depois do previsto. O engenheiro agrônomo da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé, Franscisco Coutinho, explica que a demora foi provocada pela falta de chuva. Números da Estação Climatológica da Cooxupé indicam que do início do ano até o dia 31 de outubro choveu apenas 760 milímetros em Cabo Verde, o que corresponde a 38% do volume registrado durante todo o ano de 2013.

A chuva dos últimos dias ajudou a revelar a beleza. Além de trazer uma agradável sensação para os olhos e perfumar o ambiente, a florada também deixa o produtor mais otimista com a safra do ano que vem.

Na área de 15 hectares, Murilo está animado com a produção esperada, de até 500 sacas. “A flor é sinal de boa produção. Esperamos que volte a chover daqui pra frente”, diz.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO