Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Chuvas podem comprometer produtividade do milho em MT

23.04.2014
11:09
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Olhares atentos para o desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra em Mato  Grosso. Com o plantio dos quase 3 milhões de hectares (2,9 milhões ha) da temporada 2013/14 já concluído, a apreensão é que o regime insuficiente de chuvas interfira no ritmo de crescimento das plantas.

O cenário é o oposto ao registrado durante a semeadura, quando o excesso de precipitação fez o cultivo ser concluído com atraso e um mês após o encerramento da janela ideal de semeadura.

Em relatório semanal divulgado nesta terça-feira (22), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), diz que "as chuvas que prejudicaram os trabalhos no campo no primeiro trimestre do ano podem prejudicar o desenvolvimento do milho nos próximos três meses”. No entanto, a perda pode se dar em função da escassez e não mais com o excesso.
 
"Apesar de ser normal para o Estado apresentar volumes de chuvas reduzidos a partir de meados de abril, tal fato pode prejudicar a produtividade, que já tem projeção inferior à das duas últimas safras, com média estimada atualmente em 85,4 sacas por hectare no Estado", elenca o Instituto.

Para os analistas, "as chuvas podem ser decisivas para a produtividade do cereal mato-grossense nesta safra". A citação faz referência às previsões de tempo já estabelecidas para o Estado.

Segundo a Somar Meteorologia, para as próximas duas semanas a média de chuvas deve ficar acima de 20 milímetros/semana. Já para a segunda semana de maio, o volume médio semanal deve ficar próximo de 5 milímetro, diz ainda o Imea em seu boletim semanal.

"Até lá, estima-se que cerca de 99,8% do milho se encontrará pendoado, 45,9% em fase de enchimento de grãos e 7,8% em fase de maturação", descrevem os analistas.

Nesta nova safra a previsão é de colher 15,2 milhões de toneladas. O volume é 32,42% menor se comparado a resultado de 2012/13, quando foram 22,5 milhões de toneladas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO